Os benefícios de treinar com os elásticos

Já aqui falamos de vários acessórios essenciais ao treino, que se revelam muito práticos, dinâmicos e eficazes. Os elásticos são um excelente exemplo, principalmente para quem procura ter os acessórios certos para treinos em casa ou ar livre. Existem diferentes formatos e diferentes tipos de resistência. Vamos conhecer melhor este acessório.

Para que servem os elásticos?

O uso dos elásticos no treino serve para fortalecer diferentes grupos musculares, podendo, ainda, ser usados para a parte de reabilitação ou de alongamento. Disponíveis em diversos modelos, texturas e níveis de resistência, os elásticos ou faixas elásticas tornam-se muito úteis para treinos localizados. Além de serem muito práticos, podendo serem facilmente transportados para todo o lado, também são muito acessíveis.

Este acessório foi criado para ser usado em sessões de reabilitação para recuperação muscular, articular e dos tendões, especialmente indicadas para atletas. No entanto, hoje em dia tornou-se num poderoso acessório que permite potenciar os resultados em treinos funcionais.

Podem ser usados para diferentes exercícios e, por isso, permitem trabalhar diversos grupos musculares, desde os glúteos, pernas, braços e abdominais.

Benefícios de treinar com elásticos:

-Músculos mais fortes;

-Permite uma maior amplitude dos movimentos, ao passo que os músculos ganham mais flexibilidade para realizar posteriormente qualquer exercício;

-Melhoramento das articulações, que ficam mais fortalecidas, contribuindo para a diminuição do risco de lesões.

-Adaptam-se a qualquer pessoa e a qualquer tipo de treino. Existem diferentes tipos de resistências destes elásticos, pelo que se adaptam às necessidades de cada um, consoante o treino, o objetivo e as limitações.

-São muito leves e versáteis. Podem ser facilmente transportados para todo o lado e ainda permitem executar uma série de exercícios diferentes. Um só elástico é capaz de potenciar um treino completo e dinâmico. Pode praticar em casa, ao ar livre, no ginásio…onde quiser.