Lenine Cunha, o atleta paralímpico português mais medalhado do mundo é novamente campeão mundial

O atleta paralímpico português, Lenine Cunha, conquistou, ontem, duas medalhas de ouro no mundial de atletismo adaptado, que aconteceu na cidade de Torun, na Polónia. Com estas duas prestáveis conquistas, Lenine Cunha assegura o título de atleta paralímpico mais medalhado do mundo.

Fotografias ©D.R.

Natural de Mafamude, Vila Nova de Gaia, o atleta paralímpico venceu nas duas modalidades de pentatlo e de triplo salto. Durante o dia de ontem, o hino nacional foi ouvido por duas vezes na Polónia, graças à incrível prestação de Lenine Cunha, o responsável por ecoar A Portuguesa, enquanto subia ao lugar mais alto do pódio para receber duas medalhas de ouro: na modalidade de triplo salto e de pentatlo.

Aos 37 anos e com uma carreira de sucesso ao longo de três décadas, Lenine Cunha soma 205 medalhas internacionais – 79 de ouro, 66 de prata e 60 de bronze – em Campeonatos do Mundo, Campeonatos de Europa e em Jogos Paralímpicos, destacando ainda o Troféu de Melhor Atleta do Mundo.

“Nasci uma criança saudável e a minha história de vida teve um grande reverso quando, aos quatro anos de idade, tive um ataque de meningite. Perdi a memória, perdi a fala e tive de aprender tudo de novo”, apresenta-se Lenine Cunha, na sua página de Facebook. O desporto surge na sua vida precisamente aos seis anos, derivado ao seu atraso no desenvolvimento, mantendo-se presente até se tornar num atleta profissional e encarar que esse seria, talvez, o seu propósito. Integrado no projeto dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 – que decorrem de 25 de agosto a 6 de setembro – estas duas conquistas vêm assegurar, virtuosamente, o seu lugar de destaque na modalidade.