Tudo o que precisa de saber sobre as pastas de cacau e avelã

Na hora de escolher o acompanhamento para colocar no pão ou nas panquecas do seu pequeno-almoço, a pasta de cacau e avelã é a opção mais gulosa e saborosa para muitos, ainda que a recomendação para o consumo deste tipo de alimentos seja moderada. Contendo apenas sete ingredientes, a pasta de cacau e avelã mais famosa procura escolher, precisamente, os que têm uma certificação de sustentabilidade e de economia justa (fair trade). Por ordem decrescente de quantidade, em média, cada embalagem contém:

Açúcar (entre 50% a 60%): Por cada 15g (cerca de uma colher de sopa rasa) obtemos aproximadamente 8,5g de açúcar. Este é principalmente sacarose (um açúcar simples) obtido a partir do açúcar de beterraba e/ou do açúcar refinado de cana. Apesar de haver várias distinções entre estes dois açúcares, nutricionalmente são praticamente idênticos. Por essa razão, consumir grandes quantidades, tanto de açúcar de cana como de açúcar de beterraba, pode contribuir para o ganho de peso e para o desenvolvimento de diabetes ou outro tipo de doenças crónicas. Por esta razão, e pelo açúcar ser o principal componente da maioria das pastas de cacau e avelã, estas devem ser consumidas com muita moderação e não de forma frequente.

Gordura de palma: Proveniente do fruto da palmeira, o óleo de palma confere a textura cremosa ao produto. Esta gordura acaba por ser responsável pela quantidade elevada de calorias fornecida, daí que a porção de 15g deve ser respeitada e deve ser acompanhada com um estilo de vida ativo e saudável de forma a evitar um aumento de peso indesejado.

Avelãs (13%): As avelãs são responsáveis pelo sabor característico destas pastas. Destacam-se dos restantes frutos oleaginosos pelo seu conteúdo em vitamina E, niacina (vitamina B6) e cálcio. Por serem frutos com elevado teor de gorduras, ainda que saudáveis (como ómega- 6), o seu consumo deve ser feito de forma moderada (cerca de seis avelãs por dia) e deve dar preferência às avelãs ao natural e com casca.

Leite em pó: A adição de leite de vaca permite dar a textura mais espessa a estas pastas.

Cacau: Apesar de estar no nome, o cacau não é o ingrediente mais abundante da maioria das pastas. Ainda assim, o cacau e os seus subprodutos são fontes muito ricas de componentes bioativos, como os polifenóis, importantes para a saúde cardiovascular e para o sistema imunológico.

Lecitinas de soja: A lecitina é utilizada para facilitar a mistura entre todos os ingredientes, permitindo uma consistência suave. Geralmente é à base de ovo ou de soja.

Vanilina: Este é o único ingrediente que não é de origem natural e é adicionado com o objetivo de fornecer um sabor a baunilha ao produto.

Ainda que tenhamos feito esta análise aos ingredientes, estes são aqueles que se encontram presentes na pasta de cacau e avelã mais consumida no mundo. No entanto, é possível que algumas marcas contenham mais quantidade de açúcar ou adição de outros ingredientes, tais como aditivos alimentares e até sal. Por esta razão, é importante que antes de comprar leia sempre a lista de ingredientes e opte pela marca que contém ingredientes mais naturais e menos adição de gorduras e açúcares. Ainda assim, como qualquer outro alimento com elevado valor energético (calorias) e adição de açúcares, as pastas de cacau e avelã devem ser encaradas como “miminho” ou como uma sobremesa pelo que o seu consumo deve ser moderado e balanceado com uma dieta saudável e equilibrada e com um estilo de vida ativo.

Aproveite para pôr em prática um dos seus “miminhos” e coloque por cima de uma panqueca simples de aveia caseira (respeitando a dose de 15g), por exemplo, ou acrescente aos seus queques com chocolate caseiros, mas lembre-se: não adicione açúcar à receita, estas pastas já são doces o suficiente.