A importância de ingerir água, mesmo estando em casa

Durante estes dias, em que a maioria da população se encontra em casa, sendo esta uma das medidas cruciais para impedir a transmissão constante do vírus, é importante reforçar alguns cuidados, de forma a fortalecer o nosso sistema imunitário. Mais do que isso, é fundamental tentar manter os hábitos, nomeadamente no que toca à alimentação.

Estando em casa e numa situação que não implique, à partida, a mesma movimentação que é normal nas nossas rotinas diárias, é muito comum que alguns cuidados tendam a ser esquecidos ou menos valorizados. É o caso da ingestão de água ao longo do dia. O facto de o nosso corpo estar inevitavelmente menos ativo, faz com que não tenhamos tanta vontade de beber água, o que acaba por ser prejudicial ao nosso organismo.

A quantidade mínima recomendada é de 1,5L/dia para mulheres e 1,9L/dia para homens. Saiba mais sobre a importância de ingerir a quantidade necessária de água, aqui.

Lembre-se de que, quando sente sede, é porque o organismo já entrou em desidratação, pelo que a constante ingestão de água é fundamental para evitar que isto aconteça. A água desempenha inúmeras funções essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, nomeadamente:

  1. Transporte de nutrientes.
  2. Eliminação de toxinas e resíduos, através da urina.
  3. Equilíbrio da temperatura corporal.
  4. Contribuição para o bom funcionamento cognitivo e de humor.
  5. Regulação do trânsito intestinal.

Desta forma, partilhamos algumas dicas essenciais para que consiga ingerir água suficiente durante o dia.

Colocar a água num local estratégico

Procure colocar uma garrafa de água num local no qual passe grande parte do dia, seja junto ao sofá, na cozinha ou na secretária.

Defina objetivos

Defina objetivos de quantidades que pretende ingerir. Por exemplo, se tiver uma garrada de 1L, mantenha-a por perto e tente beber toda essa água até a hora do almoço. Ao início da tarde, volte a encher mais um litro de água e vá novamente bebendo.

Beber um copo ao acordar

Tente beber logo um copo cheio de água mal acorde.

Água aromatizada ou chá

Se não lhe agrada beber água simples, procure conferir-lhe algum sabor, nomeadamente com fruta (casca de laranja ou limão, por exemplo) e um pouco de hortelã. Pode também ir alternando a água simples com um chá ao seu gosto. Evite colocar açúcar.