Dicas essenciais para reforçar o sistema imunitário

Cátia Curica, cofundadora da Organii, a primeira empresa em Portugal especializada em cosmética biológica, partilha alguma dicas essenciais para reforçar o nosso sistema imunitário.

Em alturas críticas, é importante relembrar as boas práticas que devem perdurar no tempo, como: arejar os espaços, lavar frequentemente as mãos e usar um desinfetante de mãos sempre que necessário. Com o aumento da frequência das lavagens e desinfeções, recomenda-se o uso de produtos suaves, para não agredir nem fragilizar a pele. Existem, atualmente, desinfetantes naturais que não prejudicam a barreira protetora da pele. Igualmente crucial é investir no reforço do sistema imunitário, um trabalho a longo prazo, que não se faz em semanas. Todavia, existem algumas medidas práticas que podem ser implementadas já hoje, em prol de uma imunidade mais forte.

Dicas para reforçar a sua imunidade:
  1. Optar por uma alimentação à base de produtos biológicos, com muitos vegetais e sem alimentos processados.
  2. Diminuir a ingestão de alimentos pró-inflamatórios, como o açúcar, o café, as bebidas alcoólicas e industrializadas, assim como produtos lácteos e as carnes processadas.
  3. Aumentar o consumo de vitamina C para prevenir constipações, gripes e outras perturbações respiratórias, através de fontes não ácidas de vitamina C, como couves (portuguesa, galega, couves-de-bruxelas ou couve-roxa), salsa, brócolos, couve-flor e papaia. O consumo de superalimentos, como o baobab e o camu camu.
  1. Fortalecer a proliferação de microrganismos benéficos para o intestino, através de alimentos probióticos, ou seja, alimentos pasteurizados, fermentados naturalmente (com tempo e sem açúcares ou ácidos adicionados). O chucrute, o kimchi, o miso, o vinagre, o molho de soja, a kombucha e o kefir.
  2. Fazer uso de plantas, como a equinácea, a raiz de ginseng e a astragalus, assim como os cogumelos, como cordyceps, coriolus e reishi, conhecidos por estimularem o sistema imunitário.
  3. Dormir bem: ter um sono reparador.
  1. Fazer exercício físico com frequência, pois ajuda a eliminar toxinas, além de estimular o bom funcionamento do sistema imunitário.
  2. Fazer massagens, incluindo automassagens e esfoliações, regularmente. Estas também ajudam a eliminar toxinas e têm um efeito complementar ao exercício físico.
  3. Evitar a exposição a produtos químicos e sintéticos. Optar por detergentes suaves e cosméticos biológicos e naturais.
  4. Por último, mas não menos importante: combater o stress, manter o pensamento positivo e respirar profundamente. Se for difícil implementar estes rituais no dia a dia, optar por marcar na agenda uma ida à floresta: ajuda a aliviar o stress e promove a boa capacidade respiratório.

As informações relativas a este artigo foram partilhadas pela Organii.