Direção-Geral da Saúde lança um manual com orientações na área da alimentação saudável

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou um manual que visa auxiliar profissionais de saúde e informar corretamente toda a população em geral. Desta forma, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), a DGS lançou um manual com diversas orientações na área da alimentação, abordando diversos temas, nomeadamente o planeamento e compra de alimentos, que alimentos devemos privilegiar, respondendo ainda a questões relacionadas com amamentação.

É certo que as medidas de etiqueta respiratória, assim como a constante e correta lavagem das mãos, assim como o distanciamento social, são medidas importantes para prevenir e diminuir a propagação do novo Covid-19. Paralelamente à importância da adoção, por parte de todos, destas medidas essenciais, também o estado nutricional e de hidratação da população contribui, de um modo geral, para a otimização do sistema imunitário e, também, para uma melhor recuperação dos indivíduos numa situação de doença.

“Por outro lado, sabemos que as medidas adotadas para a prevenção da propagação da Covid-19, nomeadamente o isolamento preventivo (profilático), poderão contribuir para alterações no comportamento de compra e de consumo de alimentos. Por exemplo, a compra menos frequente e a necessidade de organizar de forma diferente a ida ao supermercado”, segundo informações divulgadas pela DGS. São diversas as dúvidas que têm surgido e este manual foi criado, precisamente, com o intuito de ser uma resposta clara e esclarecedora das demais questões, como por exemplo:  se o SARS-CoV-19 pode ser transmitido através dos alimentos, se podemos reforçar o sistema imunitário através de determinados alimentos ou suplementos alimentares ou, ainda, se é seguro amamentar?

Por último, o PNPAS dedica uma secção exclusivamente aos idosos e aos respetivos cuidados alimentares deste grupo de risco. “Um pior estado nutricional associa-se a um pior prognóstico e a um risco aumentado de complicações em caso de doença aguda”, pode ler-se aqui.

Pode consultar o manual aqui.