Em tempos de isolamento, a que alimentos devemos dar preferência?

A escolha dos alimentos para cada um destes grupos que vamos anunciar de seguida deve ter em consideração a capacidade de armazenamento (refrigeração e congelação). Em relação aos alimentos do grupo dos cereais e derivados e tubérculos, a compra de pão poderá ser uma opção caso exista capacidade de armazenamento no domicílio para congelar o pão. Poderá optar por comprar farinha e fazer o seu próprio pão caseiro (seria uma opção mais saudável e o pão estaria sempre fresco).

Hortícolas e fruta

No grupo dos hortícolas e da fruta deve ser dada preferência aos que apresentam uma maior durabilidade, mas ao mesmo tempo devem ser privilegiados os produtos frescos que são importantes para manter uma alimentação equilibrada nestas situações.

Hortícolas com maior durabilidade: cenoura, cebola, curgete, abóbora, brócolos, couve-flor e feijão verde.

Fruta com maior durabilidade: maçã, pera, laranja e tangerina.

Carne, pescado e ovos

No grupo da carne, pescado e ovos, destacam-se os ovos como alimentos que apresentam uma boa durabilidade, uma elevada riqueza nutricional e que não necessitam de estar armazenados no frigorífico. As conservas de pescado também podem ser utilizadas para algumas das refeições, sendo que o pescado e a carne poderão ser adquiridos, quer em congelado ou fresco, contudo o pescado e a carne frescos devem ser utilizados para os primeiros dois/três dias.

Lacticínios 

Para o grupo dos lacticínios, a escolha de iogurtes para este “kit alimentar de quarentena” – como recomendado pela Direção-Geral da Saúde, que pode conferir aqui – deverá depender da capacidade de armazenamento no frio de cada domicílio. Neste kit não fazemos referência à água, pois a água da rede pública é adequada para consumo. Pode assim ser um produto a economizar neste carrinho de compras.

Leguminosas

Para as leguminosas (feijão, grão, ervilhas, lentilhas…), tanto as versões em conserva como as secas podem ser opções a considerar. As leguminosas têm proteínas de elevada qualidade, que podem ser alternativas à carne e ao pescado. Assim, pode sempre experimentar fazer algumas refeições sem carne ou pescado.

Outros alimentos não referidos anteriormente, mas que podem ser considerados na lista de compras são: tomate pelado, frutos oleaginosos (nozes, amêndoas…), manteiga/creme vegetal, compotas e café.