Ricardo Gomes estreia o primeiro Tesla a competir no desporto automóvel, com o apoio da U-FIT

Aconteceu no último fim de semana, nos dias 7 e 8 de março, a surpreendente estreia do novo Tesla P100D EGT a competir no Campeonato de Portugal de Montanha, pilotado por Ricardo Gomes, na Rampa Porca de Murça. Com o apoio da U-FIT, este é mais um desafiante momento na destacada carreira do piloto bracarense, que nos conta a sua visão face ao processo de adaptação ao inovador carro do Team Acrescentar.

O carácter pioneiro e altamente futurista deste projeto garantia, desde o início, um grande desafio para Ricardo Gomes, que aceitou, sem hesitar, um novo processo de aprendizagem e descoberta num mundo que lhe é já muito familiar: o automobilismo. Esta foi a prova inaugural do Campeonato de Portugal de Montanha.

Imagens © Zoom Motorsport

Após duas subidas iniciais, o piloto conseguiu ficar muito perto dos 30 primeiros da classificação absoluta. “Desportivamente, o nosso fim de semana foi bastante exigente, porque foi a primeira experiência absoluta do Tesla numa rampa, que tem características necessariamente diferentes de um circuito, onde o carro foi desenvolvido. Logo após a primeira curva da primeira subida de treinos percebemos que o carro estava a ativar o ESP (sistema eletrónico de controlo de estabilidade), o que retirava potência ao motor sempre que virávamos o volante. A CDS Engineering fez todos os esforços para tentar desativar estes sistemas eletrónicos através do software do carro, mas não foi possível encontrarmos uma solução em tempo útil que permitisse resolver a questão. Teremos certamente esse software para a próxima prova, mas esse problema afetou-nos ao longo de todo o fim de semana e nunca tivemos o carro com a sua plena performance“, acrescentando: “Apesar de tudo, já consegui perceber que esta fórmula técnica pode ser bastante competitiva em rampas, desde que o piloto adapte o seu estilo de condução às características do carro, principalmente na travagem e inserção em curva. Toda a gente sabe o potencial que as viaturas elétricas têm ao nível da aceleração e na disponibilização de binário, por isso o segredo é encontrar um estilo que maximize essa vantagem em traçados como este”.

Como era de esperar, a curiosidade por parte do público presente foi notável e, segundo Ricardo Gomes: “Chegou a ser impressionante o número de pessoas à volta do carro, algumas delas até me disseram que vieram de longe só para verem o Tesla. A esse nível tenho a certeza que o nosso projeto vai continuar a ser seguido com muita atenção. Só temos que continuar a adaptação do carro a este novo desafio das provas de Montanha. No fundo, é um admirável mundo novo que ainda estamos a descobrir”.

O piloto bracarense fez questão de deixar uma mensagem de apoio, face ao infeliz acidente que vitimizou dois espectadores. “Quero deixar as minhas sentidas condolências às famílias das vítimas do trágico acidente que ocorreu na Rampa Porca de Murça e desejar uma rápida recuperação aos feridos. É um momento particularmente difícil para toda a ‘família’ da Montanha e também gostaria de enviar um abraço muito sentido para o Luís Silva”, partilha Ricardo Gomes.

A segunda prova de Ricardo Gomes no campeonato será a Rampa PêQuêPê – Arrábida, nos dias 21 e 22 de março.