As sugestões de Filipa Veiga para o Dia Mundial do Livro

Instrutora de yoga, consultora de Ayurveda e, ainda, escritora, Filipa Veiga reúne aquilo que mais a inspira e move na sua plataforma, com o intuito de auxiliar quem a segue – e até mesmo os seus alunos de yoga – a manterem uma vida mais leve, saudável e feliz. Diz-nos a autora: “Uma prática consistente de yoga, combinada com uma forma de comer atenta, permite o desbloqueio de tensões emocionais, confere a cada um de nós uma compreensão clara da nossa força e fraqueza interiores e permite a voz interior falar”.

Conheça o projeto de Filipa Veiga, assim como as suas aulas de yoga e eventos aqui.

Filipa Veiga ©D.R.

No âmbito do Dia Mundial do Livro, assinalado a 23 de abril, Filipa Veiga traz-nos a sua seleção de livros e “leituras que nos inspiram e nutrem, em tempos mais desafiantes”.

Practice You (Elena Brower)

Um livro que não é um livro. É uma viagem a nós, uma meditação, um journal. Dá gosto pegar nele; espelha-se uma energia de luz e sabedoria que fica em nós. Tenho sempre ao meu lado para tirar notas. Pode comprar o livro no site da autora ou aqui.

Radiant (Mafalda Pinto Leite)

Neste livro temos tudo um pouco sobre o que é mais do que urgente conhecermos sobre como nos alimentar. A abordagem do “dentro para fora”, como refere a autora do livro, revela a magia curativa dos alimentos integrais, crus e energéticos para uma saúde radiante.

Saúde Perfeita (Deepak Chopra)

É o primeiro manual de Ayurveda, a medicina mais antiga de que há conhecimento. A Ayurveda é a ciência irmã do yoga que fornece o estilo de vida para atingir a saúde perfeita: yoga, alimentação, meditação e massagens. Este livro explica como restabelecer o equilíbrio essencial do corpo com a Natureza. Um básico.

Mulheres que Correm com Lobos (Clarissa Pinkola Estés)

Neste livro, Clarissa reúne contos, fábulas e mitos de diversas tribos do mundo todo, algumas já quase esquecidas. A premissa do livro é a noção de que a mulher foi domesticada por séculos de patriarcalismo, perdendo a sua essência mais selvagem e primária: a de loba.

Luz Sobre a Vida (B.K.S. Iyengar)

Um livro essencial para o yoga, de um dos grandes mestres da atualidade, Iyengar traduz, de forma percetível, os conceitos da filosofia hindu, usando as situações da vida que nos são tangíveis. Segundo o autor: “Quando eu pratico, sou um filósofo. Quando eu ensino, sou um cientista. Quando eu demonstro, sou um artista”.

One Simple Thing, a New Look at the Science of Yoga and How It Can Transform Your Life (Eddie Stern)

Uma explicação simples e profunda sobre como afinal o yoga funciona em nós, numa linguagem ocidental e acessível até dos mais céticos. Porque afinal estamos a falar de transformar as nossas vidas, dar-lhe uma nova direção, aquela que, afinal, nos trouxe aqui.