Cinco apps para aprender a meditar

Desligue-se do mundo, esqueça as horas e o tempo. Esqueça o presente e o atual panorama que estamos a viver e deixe-se levar, por uns momentos. Encontre-se. Sinta-se bem.

Há dias em que sente uma maior ansiedade, por vezes alguma falta de ar ou apenas desmotivação e mau-estar? Para que possa relaxar e acalmar o corpo e a mente, fomos à procura de algumas aplicações perfeitas para meditar e ensinar as bases da meditação. Quer seja iniciante ou já experiente, estas aplicações têm sessões de meditação para quem procura relaxar, reduzir o stress, prevenir a ansiedade ou até dormir melhor.

Headspace

O Headspace é um verdadeiro guia para uma vida mais ativa, saudável, tranquila e feliz, sendo mesmo uma das aplicações mais populares para auxiliar a meditação. Disponível para iOS e Android, assim como no site, a aplicação ajuda-o a aprender a meditar, dispondo de centenas de meditações consoante os seus objetivos: reduzir o stress, dormir melhor, prevenir a ansiedade ou melhorar a concentração. A aplicação permite realizar um teste inicial gratuito, mas depois das duas primeiras semanas a aplicação é paga. No entanto, pode ser uma boa oportunidade para explorar a meditação, aprender as suas bases essenciais e, quem sabe, passar a ser um hábito diário na sua rotina.

Imagens ©D.R.

Medite.se

Medite.se é uma aplicação que procura desmistificar a ideia que as pessoas têm por meditação. Com uma imagem simples e que remete para uma sensação de tranquilidade, a aplicação dispõe de sessões de meditação narradas por Tadaski Kadomoto, um terapeuta pessoal, que vai indicando alguns movimentos e posições, explicando passo a passo.

Aura

A Aura é uma aplicação que procura mostrar-lhe de que forma conseguirá dar prioridade ao seu bem-estar. Com diversas sessões gratuitas de meditação, que vão de três minutos a uma hora, pode ir escolhendo consoante o seu estado de espírito nesse momento. Além das sessões de meditação, há sons tranquilizantes da natureza e ainda exercícios de respiração. A aplicação é gratuita e está disponível para iOS e Android.

Calm

Calm é uma aplicação que procura ajudar, através da meditação, a conseguir um sono mais tranquilo e reparador, reduzido o stress e a ansiedade. Ao entrar na aplicação, a mesma pergunta-lhe o que é que procura, seja melhorar a autoestima, aumentar a felicidade, dormir melhor, reduzir o stress ou a ansiedade ou até melhorar o seu desempenho. Pode escolher entre dois a 20 minutos de meditação ou então ficar apenas a ouvir alguns sons da natureza. Disponível para iOS e Android, pode também conhecer melhor esta aplicação através do site.

The Mindfulness App

A Mindfulness App é uma caminhada para um estado mental mais relaxado e saudável. Feita tanto para iniciantes como pessoas já experientes em meditação, esta aplicação é perfeita para ajudar a estar mais presente na sua vida quotidiana. Com sessões guiadas de meditação e completamente diversificadas, pode ir escolhendo consoante aquilo que pretende ou o tempo. A app está disponível para iOS e Android e durante os primeiros 30 dias a aplicação é gratuita.