Livros que inspiram a uma vida mais saudável, equilibrada e feliz

Selecionámos alguns dos livros mais conceituados e populares que nos inspiram a mudar de hábitos, na procura de uma vida mais saudável, equilibrada e feliz. Dos livros de receitas aos de saúde e bem-estar, tentamos eleger aqueles que consideramos mais completos, no sentido de partilharem as dicas certas para um vida mais equilibrada.

Livros de receitas saudáveis

Todos os livros de Mafalda Pinto Leite ensinam-nos dicas essenciais para conseguir uma alimentação mais saudável e benéfica. Além de inúmeras receitas, a autora também inspira-nos a aceitar a ideia de que a beleza, o bem-estar e a felicidade constrói-se de dentro para fora. Conheça aqui os diversos livros da autora.

VEG – Refeições Fáceis e Deliciosas para Todos (2020), de Jamie Oliver, é a nova adição à lista do autor britânico de livros de culinária com mais sucesso de sempre. De volta às receitas à base de vegetais, o autor partilha inúmeras sugestões de pratos muito fáceis de fazer e que são uma verdadeira homenagem aos benefícios dos vegetais. Caso esteja à procura de ideias para uma alimentação à base do vegetarianismo ou queira apenas conhecer alguns pratos, deixe-se levar nesta deliciosa combinação de sabores, cores e palatos.

Imagens ©D.R.

A Nova Dieta dos 31 Dias (2017), de Ágata Roquette, traz-nos dicas essenciais para uma dieta mais equilibrada, saudável e eficaz. A nutricionista e autora do livro apresenta várias receitas saudáveis, assim como menus semanais, para quem procura perder peso sem grandes sacrifícios, mas com resultados visíveis.

Vegetal a 100% (2020), de Oksana Zagoruy, é um livro de receitas feitas totalmente à base de vegetais. Dos pratos mais básicos às refeições mais completas, a autora do blog Dicas da Oksi partilha inúmeras sugestões para uma alimentação nutricionalmente mais rica e saudável.

Saudável e Sem Desperdício (2020), de Sara Oliveira, é um convite a uma mudança de hábitos e rotinas, na intenção de procurarmos manter um estilo de vida cada vez mais sustentável e com uma menor pegada ecológica.

Livros de Bem-Estar

Mude de Horários, Mude de Vida (2019) é um livro que nos convida a repensar a nossa rotina, os nossos horários, a nossa vida. O objetivo do livro é ajudar-nos a conhecer e entender o nosso cronotipo – perfil cronobiológico – através de um programa de 30 dias, passo a passo, para que possamos deixar de combater o ritmo natural do nosso corpo e saibamos gerir as nossas necessidades de nutrição, descanso, exercício físico, trabalho…de uma forma eficaz e benéfica. Dr. Kshirsagar, um dos autores do livro, dá conselhos essenciais e práticos para uma vida com mais saúde.

Desafio Zero (2020), de Eunice Maia, fundadora da Maria Granel – a primeira zero waste store e mercearia a granel em Portugal – apresenta-nos um guia prático, baseado na sua experiência, com as melhores estratégias e dicas para organizar a casa e todas as divisões que nela constam, do roupeiro ao frigorífico. Neste livro, irá encontrar formas eficazes de reduzir o desperdício e, consecutivamente, a sua pegada ecológica, seja na ida ao supermercado ou nas lidas da casa. É um verdadeiro convite à reflexão. Aceita este desafio?

Recorde a entrevista a Eunice Maia para a U-FIT aqui.

Cérebro de Farinha – O Plano Para Toda a Vida (2017), de David Perlmutter e Kristin Loberg, é um dos livros que lidera o top de vendas no que toca a saúde e bem-estar, seguindo-se o livro Cérebro de Farinha (2014) dos mesmos autores. Estes livros propõem uma visão acerca dos malefícios do consumo de açúcar e do trigo, explicando o comportamento destes alimentos no nosso organismo.

Mete Sã, Corpo São (2010), de Francisco Varatojo, ensina a viver melhor, a saber potenciar a energia do nosso corpo, a praticar exercícios de respiração e meditação ou a cozinhar de uma forma mais saudável, privilegiando alimentos que beneficiam a nossa saúde.