Os conselhos da Direção-Geral de Saúde para prevenir o sedentarismo

No âmbito do Dia Mundial da Atividade Física, procuramos aprofundar as recomendações da Direção-Geral de Saúde (DGS) no contexto atual de isolamento social.

Reduzir substancialmente uma rotina desportiva ou, por outro lado, aumentar um comportamento sedentário – passando mais tempo sentado ou deitado – pode ser prejudicial, não só para a sua saúde, mas também para o seu bem-estar e qualidade de vida.

Se está em situação de isolamento social, partilhamos algumas recomendações para que se possa manter ativo, enquanto permanece no seu domicílio.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha a todos os adultos saudáveis a prática de, pelo menos, 30 minutos diários de atividade física de intensidade, no mínimo, moderada, englobando exercícios que promovam a aptidão cardiovascular e o reforço muscular.

Para manter a sua aptidão cardiovascular, deve:

  1. Andar o mais possível pela casa, evitando longos períodos sentado ou deitado;
  2. Realizar atividades domésticas;
  3. Tratar, se possível, do jardim ou da horta;
  4. Dançar, exercitando o corpo.

Para manter a sua força muscular e o equilíbrio:

  • Realizar exercícios diversos: seja com o apoio de cadeiras, com o peso do corpo ou, então, utilizando garrafas de água.

No caso das crianças, é fundamental estimular as suas aptidões físicas e cognitivas. Desta forma, existem inúmeras atividades lúdicas que permitem melhorar a coordenação, o equilíbrio a capacidade física, como por exemplo:

  1. Jogos tradicionais, como a macaca;
  2. Saltar à corda ou o jogo do elástico;
  3. Dançar;
  4. Criar pequenos circuitos de desafios em casa, que os obriguem a saltar, a rastejar ou até a fazer cambalhotas, por exemplo.

Estes exercícios promovem, não só a aptidão cardiovascular, como aumentam a coordenação, o equilíbrio e a força.

Como contrariar um comportamento sedentário?

  1. Durante o dia, evite ficar mais de 30 minutos seguidos sentado, deitado ou reclinado na mesma posição;
  2. Levante-se mais vezes e ande pela casa, principalmente: enquanto fala ao telemóvel ou durante os intervalos publicitários televisivos, por exemplo;
  3. Coloque o comando da televisão a uma distância que o obrigue a levantar-se sempre que o quiser utilizar;
  4. Sempre que possível, enquanto trabalha no seu computador/tablet, vá alternando as posições, de forma a estar um tempo sentado e outro tempo a pé;
  5. Torne o seu comportamento sedentário em tempos de lazer mais proveitoso: aproveite para ler, fazer jogos de tabuleiro, puzzles e jogos de cartas, que acabam por ser atividades com um estímulo cognitivo muito importante.

Procure ser o mais ativo possível, para que possamos, todos juntos, ultrapassar da melhor forma esta fase. #UmConselhodaDGS