Cinco passos para praticar yoga em casa

Damos seguimento à prática de atividade física em casa com uma nova sugestão: yoga! Se tem curiosidade em experimentar, então esta é a altura ideal. Existem algumas aplicações e também vídeos (temos algumas aulas de yoga disponíveis no canal de YouTube da U-FIT) que auxiliam a prática desta modalidade em casa.

Benefícios do yoga

  1. Reduz o stress e a ansiedade
  2. Alivia a tensão muscular, prevenindo o aparecimento de lesões e dores corporais
  3. Melhora o equilíbrio, a concentração, a autoestima e a motivação
  4. Corrige a postura
  5. Aumento da força e da resistência
  6. Melhora a qualidade do sono, diminuído o aparecimento de insónias

Cinco passos para praticar yoga em casa

Crie o seu estúdio privado de yoga

Escolha um local em sua casa, propício para uma prática segura e tranquila. Opte por um lugar espaçoso, que lhe permita uma maior liberdade de movimentos, sem que corra o risco de se magoar. Decore o espaço com algumas velas ou essências perfumadas, de preferência próprias para criar ambientes tranquilos e relaxantes.

Acessórios essenciais

É fundamental ter um tapete apropriado. O ideal será sempre optar por tapetes próprios para a prática de yoga, mas, caso não tenha, perceba se o seu tapete (um qualquer que tenha em casa) é grande o suficiente, é confortável e tem uma boa aderência ao chão (evitando que este deslize com facilidade).

Vestuário apropriado

Escolha uma roupa devidamente confortável. Opte por umas leggins (ou calças) que lhe permitam movimentar livremente as pernas e uma camisola que não seja demasiado chegada ao corpo. Escolher roupas com tecidos respiráveis é fundamental.

Estabeleça um ritual

A melhor forma de evoluir cada vez mais no yoga (uma vez que no início é muito desafiante e pode levá-lo a desistir) é a prática contínua da atividade. Estabeleça uma rotina. Defina um horário na sua rotina que considere eficaz. O ideal é praticar logo de manhã e de preferência tomar um bom pequeno-almoço apenas depois, evitando sentir-se muito cheio, o que pode deixá-lo mais enjoado ao realizar algumas posições. Caso não consiga praticar em jejum, opte por beber um batido de fruta ou um sumo natural de laranja (meia hora antes).

Desfrute do momento

Procure abstrair-se. Desligue as notificações do telemóvel, coloque uma música de fundo e escolha uma luminosidade que considere tranquilizante (pode reduzir a entrada de luz solar). Sinta-se feliz e motivado por estar a fazer algo positivo por si e pela sua saúde.