Isabel Conde: “É muito importante manter uma autoestima saudável”

Para quem a prática desportiva era um refúgio no meio de uma rotina agitada e preenchida diariamente, o confinamento exigiu uma readaptação de hábitos, principalmente ao nível do desporto. Manter a motivação para praticar exercício físico em casa foi, para muitos, o maior dos desafios. Há quem não tenha sentido tantas dificuldades e há quem tenha procurado ajuda para se adaptar a esta nova realidade, quer através de planos de treinos online como acompanhamento profissional à distância.

Na intenção de conhecermos alguns hábitos e perceber de que forma as pessoas se conseguiram reinventar durante esta fase, falámos com Isabel Conde, mentora do projeto I Fitness You – uma clínica em Lisboa de acompanhamento para uma vida mais ativa e saudável – sendo que também ela encara o desporto como uma necessidade para um estilo de vida mais feliz. Durante esta fase, Isabel foi partilhando diariamente algumas dicas com os seus seguidores e nós quisemos também conhecê-las.

Estamos ainda a viver esta pandemia atípica. De que forma lidou com a necessidade de isolamento social?

Confesso que para mim foi um processo fácil, sou uma pessoa muito caseira, apesar de ter uma vida social forte. Esta pandemia, a meu ver, trouxe mais coisas positivas que negativas. Tanto nós como o planeta, estávamos a precisar deste abrandamento e a única hipótese foi mesmo de forma radical. Mas voltando ao ponto principal da questão, estou a adorar estar em casa. Consigo ser muito mais produtiva e com menos desgaste. Além de que consigo ainda poupar muito mais do que num dia normal e gerir tudo o que está a minha volta. Tenho também dois filhotes (animais) que agradecem por eu estar mais tempo com eles. Tenho trocado essa impressão com amigas e o feedback é semelhante.

De que forma conseguiu gerir as suas emoções e manter um espírito mais positivo durante esta fase? Que dicas daria?

Exatamente com a prática de atividade física, apanhar sol sempre que possível, cuidar da alimentação e, sem dúvida o mais importante, ter uma rotina. Criar uma agenda de tarefas é a base para a saúde mental. Eu sou uma pessoa muito estrategista e gosto de ter o meu dia ocupado e organizado. Depois é só cumprir. Nada supera a rotina.

Através das redes sociais, a Isabel foi partilhando um pouco da sua rotina diária. Procurou, de certa forma, partilhar as suas dicas para que também outras pessoas pudessem manter uma vida mais saudável e ativa?

Sim, sem dúvida que é a minha missão. Ajudar as pessoas a terem melhores hábitos e a sentirem-se bem com o seu corpo e imagem. É muito importante manter uma autoestima saudável. Tem impacto em toda a nossa vida.

Durante este período, foi possível manter os hábitos saudáveis, principalmente no que toca à alimentação? Como?

Sim, sem dúvida. Aliás tenho defendido pelas redes sociais que esta é a melhor altura para nos focarmos nos resultados que queremos, principalmente para uma perda de peso. Mais uma vez, a quarentena foi ótima para mim, porque acabei por dedicar-me a 200% à alimentação, perdi bastante peso e fiquei mais tonificada. É fácil ajustar as coisas em casa porque efetivamente é igual a um dia normal e a vida continua, não na rua, mas entre quatro paredes, o que facilita imenso o processo. Mas há que ter foco, dedicação e determinação.

Conseguiu manter-se motivada para praticar atividade física em casa? Como é que geria a rotina? Tentava treinar diariamente?

Devido a situações pessoais e profissionais, tinha deixado de treinar há cerca de um ano e voltei a treinar agora em casa, na quarentena. Aproveito para fazer planos desenvolvidos por mim e aulas de HIIT na Internet. É ótimo acordar e não ter de ir a correr para o ginásio.

Estando mais em casa, que tipo de treino ou modalidades conseguia praticar? Vimos que o yoga foi uma delas, por exemplo.

Sim, pratico yoga, não de forma regular, infelizmente, desde 2009. Tenho feito yoga, treinos de alta intensidade, musculação e todo o tipo de cardio. Tenho um pequeno ginásio em casa que me permite fazer bastantes coisas.

Fale-nos um pouco do seu projeto, a I Fitness You. Que serviços dispõe e qual é o objetivo?

Na I Fitness You, temos todas as opções para quem quer, de facto, levar uma vida com saúde, bem-estar e feliz. Temos programas de emagrecimento, fortalecimento muscular, alta performance ou terapia quântica geral. É um trabalho muito completo e os resultados são garantidos.

Durante este período, a Isabel continuou o acompanhamento dos seus clientes? O que é que considera que é mais importante neste momento, para que as pessoas consigam eficazmente atingirem os seus objetivos, tanto a nível físico, como pessoal?

Sim, tenho contactado com todos de forma online. Foi uma adesão muito fácil e compreensível por todos devido a esta situação. Sempre tive a opção online, porque tenho muitos clientes que vivem fora de Portugal e não podem vir à clínica em Lisboa. Nesta altura é importante que mantenham uma rotina e se reinventem. Grandes feitos nasceram das maiores dificuldades. É tempo de nos conectarmos com o nosso “eu” mais profundo, de olharmos para dentro de nós e vivermos com mais calma e com menos ansiedade.

O que é que espera dos próximos tempos?

Nunca alguém ainda vivo viveu uma coisa destas. É uma situação estranha e que nunca tinha refletido sobre isto até acontecer. No início achei que estava num filme ao ver o mundo parar e recolher-se em casa, agora acho uma situação muito normal e que nos traz muitos ensinamentos e novos comportamentos. Creio que vamos atravessar um ou dois anos de altos e baixos e sem dúvida uma recessão económica mundial. No fim disto tudo, espero que o mundo se torne um pouco melhor e mais justo.