Proteína: o que acontece ao nosso corpo quando carece deste macronutriente?

A ingestão de proteína assegura inúmeros benefícios ao nosso organismo, tornando-se fundamental para o eficaz desempenho das suas funções básicas. Os alimentos mais proteicos são os de origem animal, ainda que seja possível atualmente encontrar fontes ricas em proteína em alimentos com origem vegetal ou na combinação de diferentes legumes, vegetais, grãos e sementes. A quantidade aconselhada de ingestão de proteína varia consoante o estilo de vida de cada pessoa, nomeadamente se se trata de uma pessoa mais ativa ou mais sedentária.

Benefícios da ingestão de proteína:

  • Contribuem para a prevenção do aparecimento de lesões;
  • Auxilia a absorção de vitaminas;
  • Estimula a sensação de saciedade;
  • Contribuem  para o crescimento muscular e regeneração dos tecidos.

Sintomas de carência de proteína:

  1. Cansaço (físico e psicológico)
  2. Perda de força física
  3. Maior sensação de gula e dificuldade em sentir-se saciado (a proteína é responsável por estimular uma maior sensação de saciedade)
  4. Lesões posteriores ao treino
  5. Regeneração muscular mais lenta
  6. Perda de cabelo

Alimentos com maior concentração em proteína:

Ovos: os ovos estão entre os alimentos com maior teor proteico. A sua composição nutricional revela uma fonte de energia rica em nutrientes, vitaminas e minerais, além de ser um alimento muito saciante.

Sementes: as sementes, nomeadamente de chia, de abóbora e de girassol, assim como as amêndoas, as nozes e os pistácios são fontes ricas em gorduras boas, possuindo uma excelente ação antioxidante, anti-inflamatória, magnésio e potássio.

Aveia: é uma fonte rica em proteína e magnésio, assim como inúmeros nutrientes essenciais a uma alimentação completa e saudável.

Leguminosas: são excelentes fontes de proteína, tornando-se boas alternativas ao consumo de carne (no caso de preferir). Algumas das leguminosas mais proteicas são: lentilhas, feijão e grão-de-bico.

Cogumelos: são ricos em vitaminas, minerais e nutrientes, essenciais para melhorar a imunidade do organismo. Existe uma variedade de cogumelos, mas os mais proteicos são os cogumelos shitakefunghi e shimeji.

Peixe: o consumo de peixe, em geral, é fundamental para assegurar a ingestão de proteína, assim como outros nutrientes essenciais. O peixe é uma rica fonte em ómega 3. Destacam-se: o salmão, o atum, a sardinha e a cavala.

Outros alimentos proteicos: abacate, tofu, espargos, brócolos e bebida vegetal.