Quatro dicas importantes para garantir a recuperação muscular

Já aqui referimos várias vezes que treinar não chega. A prática desportiva só será eficaz quando aliada com uma rotina alimentar saudável e equilibrada, assim como um estilo de vida apropriado. Desta forma, selecionámos alguns hábitos essenciais que poderão estar a comprometer a correta recuperação muscular depois de um treino e, ainda, a capacidade de preservar a massa muscular.

Descansar

O descanso é fundamental numa rotina desportiva.  Paralelamente à importância da nutrição e cuidados alimentares, o descanso assume um papel crucial para uma evolução física eficaz. Sabia que, ao invés do que muitos pensam, não é só durante o treino que o crescimento muscular acontece? Funciona apenas como um estímulo na fibra muscular, para que durante o descanso (mínimo de sete a oito horas) essas adaptações do corpo possam consolidar e fazer com que os músculos cresçam através da supercompensação. Saiba mais aqui.

Não esquecer os alongamentos

Os alongamentos, nomeadamente os estáticos, criam sempre muita controvérsia, no entanto sabemos que é importante alongar sempre antes (para que o corpo tenha tempo para se preparar corretamente para a prática) e depois do treino. Conheça os benefícios dos alongamentos aqui.

Hidrate sempre o corpo

Paralelamente a uma rotina alimentar que forneça as quantidades necessárias de nutrientes, vitaminas e minerais ao nosso organismo, a ingestão de água é fundamental. Saiba mais aqui.

Alterne a sua rotina desportiva

Aproveite para alternar diariamente o grupo muscular que pretende trabalhar, de forma a nunca sacrificar o mesmo grupo muscular durante dois dias seguidos. Aproveite para ir alternando, com o intuito de também tonificar os diferentes músculos do corpo. Aposte também no descanso ativo: aproveite para, nos dias em que não vai treinar, fazer uma caminhada ao ar livre ou uma corrida.