Simone Matos: “O exercício físico é terapêutico para a minha mente”

Chama-se Simone Matos, é autora do Jasmin Project – um projeto original de Colagem Criativa – e é através do seu blog, Com Calma e Alma, e das suas redes sociais que partilha diariamente um pouco do seu estilo de vida e o modo como encara todas as situações do dia a dia. Com ela aprendemos a repensar os nossos hábitos, a valorizar cada momento, a praticar o amor-próprio e a autoestima, a estarmos presentes e conectados com o nosso interior, a conhecermo-nos e a sabermos ouvir o ritmo do nosso corpo, as suas necessidades e carências. Tudo isto é um processo, que pode mais lento ou mais rápido, mas é um caminho que irá sempre ao encontro da nossa felicidade.

Imagens ©Simone Matos

Também nós nos rendemos ao seu estilo de vida e consideramos que é uma partilha essencial para que mais pessoas possam repensar os seus hábitos e rotinas, quer ao nível da prática de desporto ou da adoção de uma alimentação mais saudável e mais benéfica para o seu corpo. Porque essa é a base: fazermos mais por nós e pela nossa saúde.

Simone Matos está em entrevista na U-FIT.

Gostaríamos de começar por perguntar: qual é, afinal, o segredo para viver com calma, amor e alma?

Começo por dizer que é a autodescoberta. Descobrires a tua essência, do que te faz vibrar, o teu amor próprio. Viver com calma, amor e alma é viveres bem contigo próprio. Esse é o segredo para vivermos bem com os outros. Os meus atos são baseados na verdade do meu coração, do meu amor próprio e do meu amor pela vida. O amor que temos em nós, por nós e pelos outros deve ser a raiz das nossas ações. Viver com calma e alma, no sentido mais leve da vida, é dedicar amor a tudo o que fazemos.

O que é que a Simone considera que reflete a procura por uma vida mais calma, mais nutrida e mais feliz?

Acho que o maior mote para a busca desse “modo” de viver é mesmo ser um apaixonado pela vida. Paixão essa que é necessário trabalhar todos os dias (como qualquer uma, certo?), através de pequenas lições e desafios. A vida ensina-nos a saborear cada pedaço da nossa jornada. Levar a vida de uma forma mais leve foi algo que aprendi ao longo do tempo e que a felicidade é uma escolha diária. Temos essa liberdade. A liberdade de trabalhar todos os dias na nossa felicidade, trabalhar para a alcançar, trabalhar para a manter. Em momentos ou dias mais inseguros (que todos temos) tento olhar para o lado leve da vida, com o sorriso de positivismo, com a esperança de dias melhores. Lembra-te: se um novo dia nasce, há sempre esperança!

Cuidar do corpo e da mente não passa apenas pela necessidade de mantermos a nossa sanidade mental em pleno e o nosso sistema imunitário mais protegido para servir de barreira. É uma necessidade extrema, sim, mas o nosso bem-estar tem de ser uma prioridade.

Há quanto tempo criou o blog e o que é que a motivou a lançar este projeto?

A partilha, acima de tudo. Embora seja uma extensão de mim, que neste momento está um pouco adormecida, continuo a partilhar pelo Instagram as minhas reflexões, os meus pensamentos e motivações diárias. Diariamente tento levar alguma inspiração a quem me acompanha nesta plataforma bonita, na qual recebo e transmito inspiração de variadas formas. Sou a minha maior motivação e poder levá-la até ao coração de quem me segue é a maior forma de agradecimento que tenho. É tudo um ciclo de amor próprio: quando estamos bem, transmitimos a harmonia e equilíbrio a quem nos rodeia.

A Simone apresenta-se no seu blog como uma pessoa que acredita que a vida deve ser saboreada em qualquer momento. Sempre foi assim o seu modo de estar na vida ou quando é que começou a procurar manter um ritmo mais slow e mais sereno?

Levo a vida com mais leveza e simplicidade a partir do momento em que me vi confrontada com situações de stress e nervosismo. Desde bem novinha que sofria de dores intensas de estômago devido ao meu nervoso inconsciente e tudo começou a normalizar a partir do momento em que interiorizei que a minha essência não é nervosa, são os fatores externos que me levam a tal. E que não deveriam afetar a minha “alma calma”. Passinho a passinho, um dia de cada vez, torno-me numa pessoa mais conectada comigo e com o meu interior. Sei o que me pede, como contacta comigo e me leva a tomar certas decisões. A nossa essência é paz e plenitude. É amor. Descobri-la é um trabalho diário. E deixar a vida fluir naturalmente também. Hoje vivo os lugares, momentos e a vida com muito mais serenidade e consciência do momento.

E como é que se consegue manter um modo de viver slow? Em que aspetos da sua vida ou hábitos diários se aplica esta perspetiva?

São momentos e aspetos muitos simples, mas que ganham outro sabor e significado quando vividos inteiramente e no presente. Acordar bem, hidratar o meu corpo em jejum com meio litro de água e, após esse passo, meditar. Respiro, conecto comigo mesma e alongo o meu templo – físico e mental. Viver uma manhã (mais) calma, abraçar um modo de vida (mais) consciente. Do momento, das ações, das escolhas que fazemos. Quando abrandamos tornamo-nos mais presentes. Ajuda-nos a centralizar, levando-nos a tomar melhores decisões, enriquecer relações e cumprir tarefas.

O facto de viver a vida de uma forma mais equilibrada e consciente, incentivou-a a partilhar os seus hábitos com as outras pessoas para que elas próprias possam também encontras as bases certas? O que é que mais procura explorar no blog?

Se a mim me fazem sentir bem, porque não partilhar com os outros? Este foi o pensamento para começar a partilhar, cada vez mais, alguns dos meus hábitos diários que levam à realização e produtividade diária. Está tudo intimamente conectado. Na vida, todos os momentos importam. Cabe-nos a nós torná-los únicos e especiais: apreciar estes pequenos detalhes do dia tornam-me rica, por isso hei de continuar a apreciar e agradecer, cuidando de mim e do meu templo, sempre dedicada ao meu bem-estar físico e mental.

Gostávamos de também conhecer um pouco dos seus hábitos e rotinas. A prática de atividade física e a alimentação saudável são hábitos que mantém desde sempre ou quando é que começou a interessar-se por este estilo de vida? São hábitos intimamente ligados com o seu bem-estar?

Desde sempre que tive esse cuidado. Acordo e medito uns minutos com a luz matinal. Dez minutos bastam para agradecer, focar e desocupar a mente. A meditação consiste em várias técnicas de respiração que nos ajudam a focar no momento e ir ao encontro do conhecimento interior. O pequeno-almoço sempre foi regra em casa, mas de há uns anos para cá que é o meu momento de pausa. Iniciar os dias com a preparação do pequeno-almoço é o meu momento de mindfulness e reflete-se na minha felicidade e produtividade diária. Costumo fazer todas as refeições em casa e levo-as comigo para o meu local de trabalho – desde almoço, lanches e pré-treinos. O meu dia não termina sem o meu momento favorito – o treino intenso diário. A terapia de energia que me deixa completamente realizada. Encontrei-me e encontrei o meu ponto de equilíbrio. Mantenho sempre as oito horas de sono, que são essenciais para mim, para o meu templo. Ter esta rotina de horas de descanso é um hábito que levo comigo desde sempre, desde o deitar ao acordar.

Costuma treinar quantas vezes por semana? O que é que mais gosta no desporto?

O desporto sempre fez parte de mim. Iniciei o meu percurso a nadar e a competir. Aprendi a nadar bem cedo e partir daí não parei. Aos cinco anos descobri o amor pela dança e aí fiquei, pela Contemporânea. Pratiquei Danças de Salão durante 11 anos. Ao todo, foram quase 15 anos a dançar. Tive de abandonar a dança, motivo pelo qual entrei no ginásio, já lá vão quase seis anos. O ginásio tornou-se um substituto da dança, porque queria manter a minha atividade física, o meu corpo e saúde. Na altura era algo para me manter ativa, hoje em dia é uma atividade a que me dedico de corpo e alma. O exercício físico é terapêutico para a minha mente. Treino cinco vezes por semana, com qualidade, motivação e esforço, porque me sinto com mais energia, mais feliz, mais apta, confiante e mais forte. É uma questão de poder da mente, de pensar que no final do treino sinto e vejo que fiz o melhor de mim e para mim! Cuidar do corpo e da mente não passa apenas pela necessidade de mantermos a nossa sanidade mental em pleno e o nosso sistema imunitário mais protegido para servir de barreira. É uma necessidade extrema, sim, mas o nosso bem-estar tem de ser uma prioridade, por uma questão muito simples: só quando estamos bem é que conseguimos cuidar e lidar bem com o próximo.

Nutrir é uma palavra que a define. Concorda? Acredita que é essencial para uma vida mais saudável, equilibrada e feliz?

Sem dúvida! Essa foi uma das melhores definições que me poderiam ter feito: de nutrir o corpo a nutrir a mente, nutrir é definitivamente uma das minhas palavras. Pratico o Mindful Eating – alimentação com atenção plena. Com esta prática, treino o cérebro a ser mais saudável, tornando a alimentação um processo de prazer e felicidade, construindo um maior conhecimento sobre mim e a minha relação com o alimento. O objetivo é estar totalmente presente na hora das refeições. Acaba por ser uma forma de reduzir o stress e ansiedade, mantendo a atenção no momento. Introduzo, desta forma, os meus hábitos alimentares: a minha alimentação é maioritariamente à base vegetal. Sou vegetariana há cinco anos, ovolactovegetariana para ser mais precisa: como ovos e ainda alguns lacticínios, embora opte maioritariamente por opções vegetais. As minhas refeições principais são sempre à base de legumes de todas as cores, leguminosas e alguma fonte de hidrato.

O que é que mais a inspira?

O amor. Sempre. O amor é a resposta. A resposta e o caminho para tudo. Dividir para conquistar. Desconstruir para recomeçar. Expandir a luz, ampliar no essencial e tentar fazer com a que a serenidade seja o ponto de partida (e chegada). Tentar renovar, readaptar e esperar. O amor é isto, compreensivo e de apoio mútuo. Com o amor reforço a gratidão, a força e a fé… faz a diferença nos meus dias. Que amor? O nosso amor próprio! Antes do amor pelo outro, reforça o teu!

Fale-nos agora um pouco do Jasmim Project. O que é que a motivou para criar este projeto? Em que é que consiste?

Jasmim Project é um projeto de Colagem Criativa, caracterizado por um senso de mistério e sonho. Criei-o quando comecei a fazer recortes, a colar e a criar com uma sensibilidade estética bastante detalhada. Recorto texturas e elementos que suscitam interesse e componho numa peça no seu todo. Na colagem recrio atmosferas caracterizadas por um estilo gráfico delicado e poético, expressando a minha essência através da montagem de pequenas peças que, cuidadosamente, as ligo entre si. Contam uma história, transparecem uma elegante forma. A minha primeira colagem Jasmim é uma composição entre arte, cores, texturas e elementos femininos – a base de todo o meu projeto de colagem criativa. Inspiro-me, maioritariamente, na beleza feminina, em texturas, nos tons neutros que me tranquilizam.

Para quem não conhece a arte da Colagem Criativa, qual é a intenção?

O Jasmim Project relaciona-se com o meu modo de estar e querer para a vida. Criativo, com consciência e atenção no momento, sereno e tranquilizante. É um outro momento mindful para mim: ativa a concentração e foco no momento criativo, reorientando a atenção para o “aqui” e para o “agora”. É o meu momento de aprender a controlar a mente e reencontrar a paz na vida. Como a mim me transformou, eu quero transformar o próximo com o Jasmim Project.

Face à atual situação desta pandemia, considera que faz ainda mais sentido adotar hábitos mais conscientes, equilibrados e, principalmente, saber abrandar?

Sem dúvida que sim. E o mais recente movimento criativo #recortarcolarJasmim, adaptado a esta fase que todos vivemos, surgiu como uma ideia de movimento criativo, com o intuito de levar as pessoas a darem asas à criatividade. Em casa, é possível termos um momento de mindfulness que agora, mais do que nunca, é necessário para alcançarmos e foco no momento criativo e ocuparmos a mente.

O que é que gostaria de ainda explorar com os seus atuais projetos? Que novidades gostaria de trazer?

A nível pessoal quero, cada vez mais, adaptar as minhas partilhas ao bem-estar e foco no equilíbrio de corpo e mente. Quero motivar cada vez mais o próximo a olhar para si, para o seu interior e desenvolver as suas capacidades de uma forma holística e simples, encontrando a sua própria motivação. Pretendo partilhar (cada vez mais) o que me preenche: a terapia para a minha mente, como cuidar do bem mais precioso – o nosso templo, a forma como o exercício físico tem impacto na energia e disposição diária, assim como o que me faz sentir viva no mais puro dos sentidos. Numa última frase, diria: ocupa a tua mente, mexe o teu corpo, pratica a gratidão!