Cinco motivos para trocar o seu carro por uma bicicleta

No âmbito do Dia Mundial da Bicicleta, desafiamos os nossos leitores a trocarem o transporte habitual, seja o carro ou qualquer transporte público, pela bicicleta, com o intuito de adotar uma rotina mais benéfica – para si e para o meio ambiente.

Desta forma, selecionámos alguns dos benefícios inerentes a esta mudança de hábitos, assim como alguns projetos de produção de bicicletas sustentáveis.

Artigo com a colaboração de Daniela Veiga.

Cinco motivos para trocar o seu carro pela bicicleta:

  1. Saúde: o sedentarismo é uma das problemáticas que mais nos preocupa, atualmente. Sabia que uma das principais causas de AVC’s e doenças cardíacas é o sedentarismo e, consequentemente, a obesidade? Para quem não tem por hábito praticar exercício físico, esta pode ser uma boa opção.
  2. Meio ambiente: ao contrário dos automóveis e dos transportes públicos, as bicicletas não poluem o ambiente. Deslocar-se de bicicleta beneficia, não só a pessoa, mas toda a sociedade, dado que o ar que respiramos tornar-se-á menos poluído.
  3. Tempo: apesar da ideia de a maioria das pessoas pensar ser que o carro é a melhor forma de chegarmos a tempo ao trabalho, isto não é assim tão linear. E se o trânsito se apoderar do caminho até ao seu trabalho? A solução é fácil. Nada mais eficaz do que uma bicicleta que consegue facilmente escapar às filas infinitas, que contribuem, em larga escala, para o mau humor matinal.
  4. Prazer e bem-estar: ao deslocar-se de bicicleta poderá apreciar da paisagem e descontrair, contribuindo para uma maior sensação de bem-estar ao longo do dia.
  5. Poupar: a bicicleta acaba por ser uma ótima opção, dado que não necessita de abastecimento de combustível, o que resulta numa poupança abismal ao fim do mês.

Numa altura em que a preocupação social acerca do meio ambiente deve ser maior, ficam aqui algumas ideias de bicicletas sustentáveis já desenvolvidas:

  • Muzzicycles é uma marca criada por Juan Muzzi cuja proposta é, precisamente, bicicletas sustentáveis feitas a partir de garrafas de plástico reciclado. Acabam por ser muito mais leves do que as clássicas, mais baratas e práticas, ao passo que podem ser uma excelente opção.
  • Grow Bikes são umas bicicletas pensadas pelo designer industrial, Alex Fernandez Camps, que foram feitas para acompanhar o crescimento da pessoa, sendo uma bicicleta que pode ser usada por crianças e adaptada mais tarde à sua idade adulta.
  • Guapa Co. é uma marca conhecida pelos inovadores chapéus com palas feitas de bambu, mas a ideia da marca começou pela criação de uma bicicleta sustentável e esteticamente agradável. O resultado não poderia ser melhor. Espreite!