Ordem dos Nutricionistas irá promover um webinar em torno da sustentabilidade alimentar

No Âmbito do Dia Mundial do Ambiente, a Ordem dos Nutricionistas irá promover um webinar, no dia 5 de junho, intitulado por Alimentar o presente sem comprometer o futuro. A sessão online é gratuita e será transmitida em simultâneo na página de Facebook e no canal de YouTube da Instituição, entre as 10h00 e as 13h00.

Dirigido a nutricionistas e também a todos os interessados pelo tema em debate, esta iniciativa tem como objetivo questionar a mudança necessária para um padrão alimentar mais saudável e sustentável.

Em debate estarão temas relacionados com o modo como são cultivados, produzidos, distribuídos e consumidos os alimentos, assim como a questão do desperdício que acontece ao longo de toda a cadeia alimentar e o impacto que este processo terá no meio ambiente.

“A forma como nos alimentamos tem influência direta no ambiente. Neste sentido, temos vindo a apelar a uma alimentação, não apenas mais saudável, como também mais amiga do ambiente, do qual um dos maiores exemplos deste tipo de alimentação está nas nossas próprias raízes: a dieta mediterrânica. Temos que salvaguardar este padrão alimentar, simultaneamente saudável e sustentável, e os nutricionistas estão disponíveis para dar este contributo, ensinando os portugueses a recuperar este modo de comer”, refere Alexandra Bento, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas.

Este webinar terá dois painéis distintos: o primeiro acontece às 10h00 e será moderado por Maria Palma Mateus, docente da Universidade do Algarve, sob o tema “O que somos e o que queremos ser”; o segundo momento tem início às 11h30 e, moderado por Alexandra Bento, terá o foco em “Padrões Alimentares Sustentáveis: Diferentes Setores, Objetivos Comuns”.