Conseguir o bronze perfeito através de uma alimentação saudável

Além da cuidada exposição solar, há certos alimentos que se revelam de facto capazes de, não só potenciar o bronzeado, como preservá-lo por mais tempo. É uma excelente forma de bronzear “de dentro para fora”, respeitando sempre os cuidados externos necessários quando nos expomos aos raios ultravioleta.

A nossa pele está sempre intimamente ligada com aquilo que comemos e, por esse motivo, as nossas escolhas alimentares vão determinar resultados diferentes. No caso de manter uma pele mais bronzeada, fizemos uma seleção de alguns alimentos essenciais que aumentam a produção de melanina. Além de serem ótimas sugestões, são também muito benéficos numa rotina alimentar saudável.

Primeiro, importa perceber de que forma certos alimentos contribuem para a aceleração do bronzeado. A resposta está na presença de um composto essencial: betacaroteno, um pigmento carotenóide antioxidante, capaz de potenciar a produção de melanina, retardar o envelhecimento da pele e prevenir o aparecimento de cancro.

Primeiro passo quando se fala em cuidar da pele: hidratação! A devida ingestão de água é fundamental para tudo o que envolva a nossa saúde – por dentro e por fora. Lembre-se que no verão e, mais concretamente, quando nos expomos ao sol, as necessidade de líquidos do nosso organismo aumentam exponencialmente, mesmo que não tenhamos sede. É, por isso, muito importante assegurar que a ingestão de água é ainda superior nestas ocasiões, visto que uma pele pouco hidratada tende a perder a elasticidade e o brilho.

Alguns alimentos que deve incluir na sua alimentação para assegurar uma pele mais bronzeada:

Alimentos de cor avermelhada/alaranjada: cenoura, pimento vermelho, abóbora, tomate, beterraba, batata-doce, manga e papaia.

Alimentos ricos em vitamina C: não só os citrinos, mas o morango, o kiwi e o limão.

Sementes ou frutos oleaginosos: sementes de linhaça, nozes ou quinoa.

Vegetais: essencialmente os vegetais de cor verde, como rúcula, brócolos, espinafres e couve.