Ideias de snacks com menos de 150 kcal

Os lanches e snacks que são feitos ao longo do dia podem ajudar a controlar o apetite até à próxima refeição principal, mas, muitas vezes, também podem ser a razão pela qual não se consegue perder peso. Existem diversos alimentos saudáveis, mas com uma densidade calórica bastante elevada, o que pode ser suficiente para que a ingestão calórica daquele dia seja superior ao que era suposto. Desta forma, deixamos aqui algumas sugestões de snacks saudáveis, práticos e saciantes, que pode levar para todo o lado, evitando ingerir alimentos mais calóricos.

Palitos de vegetais com húmus

Cortar os vegetais em palitos e acompanhá-los com húmus é uma das sugestões que se torna muito saciante, graças ao teor proteico do grão-de-bico e à gordura presente no húmus (devido ao azeite e tahini). Em média, 100 gramas de húmus correspondem a 150kcal.

Os vegetais são alimentos bastante saciantes, dado o seu teor de fibra, e muito pouco calóricos.

Iogurtes

Existem cada vez mais opções de iogurtes à venda no supermercado, podendo encontrar um pouco de tudo. Os iogurtes são alimentos feitos a partir de leite de vaca e fermentos lácteos e, por isso, são uma fonte de proteína muito interessante.

Os iogurtes com um teor de proteína mais elevado são os que mantêm a saciedade por mais tempo, por exemplo os iogurtes skyr ou kvarg. Para além disto, são geralmente baixos em açúcar. Um iogurte deste género de 170g tem cerca de 90kcal.

Frutos secos

Os frutos secos são ótimas alternativas para um snack mais nutritivo, devido ao seu alto teor de gordura saudável, sendo ainda bastante saciantes. No entanto, estes alimentos são bastante calóricos pelo que devem ser consumidos com moderação. Em média 150 kcal de frutos secos corresponde a cerca de 25 gramas.

Fruta

A fruta é um dos snacks mais ricos em fibras, vitaminas e minerais que se pode consumir. Para além de ser muito saudável pode ajudar a controlar a vontade de comer doces. A quantidade a consumir dependerá da fruta, no entanto, em média, uma banana tem cerca de 95kcal, uma fatia de melancia apresenta cerca de 30kcal e uma pera cerca de 70kcal.

Bolachas caseiras

As bolachas, quando feitas em casa, podem ser uma excelente opção para um snack bastante nutritivo e saciante. Existem diversas receitas que podem ser utilizadas e algumas bastante simples. Por exemplo: pode esmagar uma banana, juntar aveia e levar ao forno. Este tipo de receitas pode apresentar apenas cerca de 50kcal por 10 bolachas.

Ovos

Os ovos são um alimento muito versátil e que pode ser cozinhado de diversas formas, desde cozido a escalfado, entre outras maneiras. Devido ao seu teor de proteína presente na clara e de gordura saudável presente na gema, o ovo é um alimento muito saciante e uma ótima opção para snack. Um ovo médio tem cerca de 65kcal.

Bolinhas energéticas

Normalmente têm como base tâmaras ou passas, onde se pode juntar um pouco de tudo, desde frutos secos, fruta desidratada, cacau ou até sementes. São uma ótima opção de snack para quando surge a vontade de comer um doce e que acaba por se tornar mais saciante devido aos frutos gordos presentes.

Podem ser feitas em casa e guardadas para estas ocasiões. O valor calórico destas dependerá da quantidade dos ingredientes que utilizar e do tamanho das mesmas, no entanto, em média, uma bolinha energética tem cerca de 140kcal.

Tremoços

Os tremoços são uma leguminosa muito pouco calórica, rica em fibra e proteína e, ainda, rica em minerais, como potássio, ferro e cálcio. Uma dose de 100g de tremoços corresponde a cerca de 125kcal.

Smoothie bowls

As smoothie bowls podem ser feitas com frutas, legumes e sementes. São uma opção muito pouco calórica e saciante devido ao teor de fibras e gordura. Geralmente a recomendação é colocar apenas uma peça de fruta para cada dois legumes, de modo a reduzir o seu valor energético. Novamente, o seu teor calórico dependerá sempre das frutas e sementes que utilizar, no entanto, no geral, uma taça pode ter cerca de 80kcal.

Bolachas de arroz

Para quem gosta de queijo este é um snack saciante devido ao teor de proteína do queijo. As bolachas de arroz têm uma densidade energética muito baixa, sendo que cada bolacha apresenta cerca de 20kcal.