Superalimentos: o que são?

Superalimentos: um termo muito utilizado em nutrição funcional, que se refere a um determinado alimento que contenha na sua composição um alto teor de fitonutrientes (nutrientes de origem vegetal) ou que tenha uma elevada densidade nutricional de minerais, vitaminas, aminoácidos, ácidos gordos essenciais ou antioxidantes. Estes alimentos, quando consumidos diariamente, proporcionam uma melhor qualidade de vida, já que ajudam na prevenção de doenças e ajudam no bem-estar geral do organismo.

São exemplos destes superalimentos: trigo sarraceno, sementes de chia, sementes de cânhamo, erva trigo, maca peruana, cacau cru, entre outros. Alimentos estes que iremos explicar mais à frente.

Contudo, o consumo destes superalimentos não substitui uma alimentação equilibrada e variada. O ideal é utilizá-los como um complemento à sua alimentação diária, adicionando-os às suas receitas de sopas, panquecas, pão, bolos, batidos, smoothies ou como toppings em saladas ou iogurtes.

Trigo sarraceno

Apesar de ter este nome, é da família da quinoa e, como tal, não contém glúten na sua composição. Tem gorduras boas que ajudam a manter um índice baixo de colesterol total e triglicéridos. Rico também em ómega 6, apresenta um índice glicémico baixo, ou seja, tem hidratos de carbono de absorção lenta, que vão promover uma maior saciedade durante mais tempo. Rico em vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo e zinco, que ajudam a melhorar o humor e a diminuir a ansiedade e depressão. É ainda rio em fibras insolúveis, que regulam a função digestiva.

Sementes de Chia

São bastante ricas em ómegas 3 e ómega 6 (ácidos gordos essenciais para o organismo, uma vez que este não os consegue produzir), cálcio, ferro e manganês. Ajudam a baixar níveis de colesterol, a regular o funcionamento intestinal e dar saciedade durante mais tempo.

Sementes de cânhamo

São uma excelente fonte de proteína de origem vegetal. Contêm uma proporção ideal entre ómegas 3 e 6 para a saúde. Boa fonte de vitamina E e de muitos outros nutrientes. É uma excelente opção para desportistas que querem aumentar o consumo de proteína diária sem terem de recorrer à proteína de origem animal. Boa opção também para todos aqueles que seguem uma dieta vegetariana ou vegan.

Erva trigo

É o trigo verde (germinado) antes de este formar espiga com semente e se transformar no trigo comum. Por ser colhido neste fase de germinação, não apresenta glúten na sua composição. É um dos alimentos vegetais mais ricos em vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais e clorofila.
Este última é ótima para purificar e desintoxicar o sangue, uma vez que a molécula de clorofila é, em muitos aspetos, idêntica à molécula de hemoglobina do nosso sangue.

Maca peruana

É uma raiz semelhante ao nabo. É um alimento que ajuda bastante a aumentar os níveis de energia, melhorar a saúde mental e a equilibrar o sistema hormonal. Tem um alto teor de cálcio, ferro, magnésio e é uma boa fonte de zinco.

Cacau cru

Cacau cru, 100% cacau ou grãos de cacau propriamente ditos. É um dos alimentos que contêm maior concentração de antioxidantes. Possui um elevado teor de magnésio, ferro, cálcio e potássio.

Todos estes superalimentos, entre outros, podem ser encontrados com facilidade hoje em dia, por exemplo, a marca Iswari, tem inúmeros produtos alimentares que conjugam vários destes superalimentos. Também na loja online 2Yummy poderá encontra esta e outras marcas, para que possa começar a incluir estes superalimentos nas suas refeições diárias.

Este artigo foi inicialmente publicado aqui. Autoria de Sara Frazão em parceria com a 2Yummy.