Tiago Ferreira conquista um Duplo Evereste em 24 horas

O Campeão Europeu de XCM conquistou hoje um Duplo Evereste e espera agora confirmação oficial de um possível recorde mundial.

Tiago Ferreira conquistou hoje, 23 de julho, uma meta inédita no seu percurso: ultrapassou as 24 horas em BTT – o que na prática equivale a duas ascensões ao monte Evereste. Este feito em bicicleta todo-o-terreno aconteceu nas proximidades de São Pedro do Sul, próximo da aldeia de Gourim, num circuito florestal com 214 metros se desnível.

Imagens ©Hugo Silva | Red Bull Content Pool

As paisagens agrestes da Serra de São Macário guardaram, nas últimas 24 horas, um segredo que poderá transformar-se num novo feito para o desporto português: o atleta nacional da Red Bull cumpriu com sucesso um desafio incomparável em BTT. Sem concorrer desde fevereiro, devido à pandemia, Tiago Ferreira mostrou-se confiante por se apresentar a este desafio com a máxima força e sem o desgaste habitual do calendário de competições. Acerca desta conquista, o atleta afirma: “Estou muito feliz por ter conseguido este objetivo. Pensei que a fase da noite seria a mais complicada, mas acabou por ser a madrugada a trazer o maior peso do cansaço, sobretudo com dores nas mãos e nos pés. Mas nunca pensei em desistir, estava muito bem preparado e tudo correu de feição”, acrescentando: “Vou parar pelo menos três ou quatro dias até voltar a conseguir subir para a bicicleta. Depois segue a preparação normal, pois conto regressar às competições da UCI já em agosto”.

Aos 31 anos, Tiago Ferreira é considerado um dos atletas com mais sucesso no ciclismo português, revelando um percurso recheado de conquistas na modalidade de BTT Cross Country Maratonas que colocou o país, a Europa e o mundo a seus pés.

Para além dos títulos de Pentacampeão Nacional, Bicampeão Europeu e Campeão do Mundo, o atleta de Viseu somou ainda vitórias em provas da Taça do Mundo UCI (XCM) e também na mítica Volta à Catalunha. Pelo meio, ainda vestiu a camisola das quinas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.