Vitamina D: saiba que alimentos deve privilegiar

Já todos sabemos que uma das formas de captar vitamina D para o nosso organismo é através da exposição solar. Porém, uma dieta com alimentos ricos nesta vitamina também pode dar uma ajuda e, sobretudo, compensar algumas carências, nomeadamente se a exposição solar for baixa ou insuficiente.

Por essa razão, selecionámos alguns dos ingredientes que deve procurar incluir às refeições, de modo a garantir um aporte de vitamina D necessário ao seu bem-estar e ao bom funcionamento do corpo.

Alimentos que deve privilegiar:

Ovos
Os ovos são uma excelente fonte de vitamina D, além de serem um ingrediente muito versátil, no que toca às suas diversas possibilidades de preparo. Porém, deve preferir os modos de preparação mais saudáveis, como os ovos cozidos ou escalfados.

Peixe
O peixe é uma boa fonte de vitamina D, sobretudo o salmão, a sardinha e o atum.

Fígado
Nem todos apreciam, mas o fígado é rico em vitamina D. A forma mais saudável de o cozinhar é grelhado ou cozido, acompanhado por legumes ou salada.

Iogurtes
Uma ótima escolha para o um pequeno-almoço ou lanche saudáveis e nutritivos, os iogurtes são uma fonte de vitamina D, entre outras propriedades e benefícios para a nossa saúde e bem-estar.

Queijos
Nem todos os queijos possuem muita vitamina D, contudo, os queijos suíços, cheddar ou riccotta, garantem um aporte interessante desta vitamina. Deve, por isso, incluí-los na sua dieta, com a ressalva de que estes alimentos também possuem gordura, pelo que devem ser consumidos com moderação.

Cogumelos
Talvez não soubesse, mas os cogumelos são uma importante fonte de vitamina D, havendo espécies mais ricas nesta vitamina, como os shimeji, shitake, champignon, portobello ou funghi. Este é um ingrediente versátil, pois tanto pode servir de acompanhamento como de estrela principal do prato.

Manter uma dieta equilibrada é essencial para a sua saúde e bem-estar. Porém, nem sempre é suficiente e há carências nutricionais que podem exigir suplementação ou outras medidas.