Kombucha: o que é e quais são os seus benefícios?

Nos últimos anos, os alimentos fermentados, como o kefir, kombucha, chucrute, tempeh, miso ou kimchi, sofreram um aumento na sua popularidade, principalmente devido aos potenciais benefícios para a saúde, tipicamente relacionados com a saúde intestinal e proteção do sistema imunitário.

Mas será que conhecem verdadeiramente estas bebidas?

Apesar desta nova tendência, a fermentação é um dos métodos mais antigos utilizados na preservação e conservação de alimentos, evitando o desenvolvimento de bactérias nefastas. Alimentos e bebidas tão simples como o pão, vinho, cerveja, iogurte, chocolate e vinagre passam todos por um processo de fermentação durante a sua produção.

Mas hoje vamos nos dedicar ao kombucha, à sua composição e aos seus efeitos na saúde.

Primeiro, importa saber: o que é?

O kombucha é uma bebida fermentada, de origem chinesa que já conta com mais de 2000 anos de história. Conhecido pelas suas propriedades medicinais, o kombucha é feito a partir da fermentação de chá preto ou verde açucarado por uma simbiose de bactérias acéticas e leveduras, conhecida como SCOBY, que em inglês significa Symbiotic Colony Of Bacteria and Yeast.

Nota: sim, é preciso que haja açúcar para que o processo de fermentação decorra.

Deste processo de fermentação, resulta uma bebida ligeiramente gaseificada e de sabor agridoce e avinagrado, composta por alguns probióticos, como bactérias acéticas, polifenóis presentes no chá, açúcares, ácidos orgânicos, etanol (resíduos), vitaminas hidrossolúveis e uma variedade de fitonutrientes produzidos durante a fermentação.

Os produtos resultantes desta fermentação são estes os responsáveis pelos efeitos relatados na saúde, nomeadamente:

Acão probiótica: um dos produtos da fermentação da Kombucha são bactérias probióticas, microrganismos vivos presentes em algumas bebidas fermentadas, como os iogurtes e que em concentrações especificas regulam o bom funcionamento intestinal e digestão;

Ação antimicrobiana: o ácido láctico tem uma ação de proteção contra bactérias patogénicas;

Ação antioxidante e anti-inflamatória: sendo produzido a partir do chá, o kombucha é rico em antioxidantes, vitamina C e polifenóis, essenciais no combate a algumas patologias do sistema imunitário, diabetes, neoplasias, e ainda no anti envelhecimento

Nota: Os benefícios demonstrados foram realizados em estudos in vitro com modelos animais. Não há ensaios clínicos (ECR) até à data publicados que estudem estes efeitos em humanos para comprovar ou negar com certeza qualquer efeito, principalmente na microbiota intestinal, pelo que serão necessários mais estudos. No entanto, os estudos existentes são promissores e podemos dizer que os alimentos fermentados, em geral, podem contribuir para a saúde da flora intestinal, e promover uma melhor digestão.

A composição microbiana e metabólica do kombucha e, consequentemente, a sua qualidade varia de acordo com:

  • Composição exata do SCOBY (tipo e quantidade de cultura);
  • O tipo e a concentração de chá e açúcar;
  • Ambiente externo e suas concentrações de oxigénio;
  • Tempo de fermentação, temperatura e a duração de armazenamento.

O ideal é sempre escolhermos o kombucha produzido por empresas de confiança para evitar riscos de contaminação e ler sempre a lista de ingredientes, optando pelo mais naturais.

Em Portugal a Captain Kombucha afirma-se cada vez mais como líder. Mas, ainda assim, existe a possibilidade de produzir o próprio kombucha em casa. Porém, exige certos cuidados para que o aglomerado de bactérias, chamado biofilme, não se estrague e que nada seja contaminado. Doses, quantidades e recomendações devem passar sempre pelo aconselhamento do seu médico ou nutricionista.

Este artigo foi inicialmente publicado aqui. Autoria de Susana Barros, em parceria com a 2Yummy.