Comer intuitivamente: de que forma o vai ajudar a viver sem dietas?

O ato de comer, especialmente se forem comidas com o rótulo de “asneira”, é punido pela sentença de culpa. É a partir desta premissa que nasce a Alimentação Intuitiva. Se nunca ouviu falar neste termo, passamos a explicar.

Primeiro, importa perceber: o que é “Comer Intuitivamente”?

Comer Intuitivamente (ou Intuitive Eating) é um método que nos ensina a comer de forma natural, permitindo-nos ouvir a nossa chamada “fome biológica”. Comer Intuitivamente é o contrário daquilo que se espera da palavra dieta, por um simples motivo: não coloca regras. Em vez disso, ensina-nos a respeitar e honrar o nosso apetite, dando noções do que é realmente a fome biológica a comer até se sentir saciada e fisicamente confortável.

Seguir um plano alimentar impede-a de comer (por intuição) e de se reconectar com o seu corpo e a sua fome. Cada dieta tentada e falhada, afasta-a cada vez mais da sua fome biológica e da sensação de verdadeira saciedade. Há muitas (re)aprendizagens que devem ser feitas para se comer de forma intuitiva.

De onde surgiu este conceito?

Embora só agora se comece a falar sobre o tema em Portugal, este conceito já existe desde os anos 70. Em 1995, Evelyn Tribole e Elyse Resch escreveram um livro, com o nome de Intuitive Eating, dando as bases para esta metodologia que nos ensina a lidar com a comida e o corpo, em que perder peso é uma consequência de uma vida mais equilibrada e não o foco de toda a nossa existência.

Quais são os 10 princípios?

Existem dez princípios que devem ser seguidos durante a (re)aprendizagem para comer de forma intuitiva. São eles:

  1. Rejeitar a mentalidade de dieta
  2. Honrar o seu apetite
  3. Fazer as pazes com a comida
  4. Desafiar a sua “polícia da comida”
  5. Sentir a sua saciedade
  6. Descobrir o fator da satisfação
  7. Lidar com as suas emoções sem recurso à comida
  8. Respeitar o seu corpo
  9. Mover-se
  10. Honrar a sua saúde com leve conhecimentos de nutrição

Ao seguir estes princípios vai regularizar a sua relação com a comida e passar a ter uma alimentação intuitiva. Cada caso é um caso e os princípios, embora enumerados, não têm de ser seguidos por ordem.

Todos nascemos com esta intuição perante a nossa fome, pelo que é algo biológico e uma necessidade básica, mas desde cedo começamos a deturpar todos os sinais e recetores da fome e saciedade. Comer Intuitivamente é o início de uma revolução pessoal que vai acabar com as dramas relacionados com a alimentação e com a imagem corporal.