Race For The Cure: está de volta a corrida solidária da luta contra o cancro da mama

Race For The Cure, a corrida mais solidária do mundo na luta contra o cancro da mama, acontecerá, pelo segundo ano consecutivo, em Portugal. O evento decorre nos dias 25, 26 e 27 de setembro, em Braga.

Fotografias da edição de 2019 ©D.R.

Só na Europa, todos os anos, mais de 500.000 mulheres recebem o diagnóstico de cancro da mama. Este ano, com a pandemia, as mesmas ficaram sozinhas, desprotegidas e sem apoio. Mais do que nunca, a Race For The Cure faz todo o sentido.

Inscrições

As inscrições para a Race For The Cure Portugal são realizadas no site do evento, no qual pode criar a sua própria equipa ou integrar uma já existente. O valor da inscrição é 5€ (com kit incluído) e é 100% fund raising. Nos dias 25, 26 e 27 poderá correr ou caminhar, o único pedido é que registe o momento e o partilhe, através de imagens ou vídeos, nas redes sociais, identificando as páginas da Associação Rosa Vida e Race For The Cure Portugal.

Pode inscrever-se aqui.

Em Portugal, a totalidade das verbas angariadas reverteram a favor da Associação Rosa Vida e do seu Gabinete de Apoio Oncológico, e para a Associação Mama Help, para apoiar os projetos desenvolvidos por estas Associação: Quality Onco Life Program, Pink Bees e Cinderella. Este ano, dadas as restrições relativas ao contacto social, a prova pode ser feita a caminhar, a correr, na rua ou no ginásio, sozinho ou em equipa, em qualquer local de Portugal ou noutro país. O convite é dirigido a todos os que queiram contribuir para esta causa.

O evento

Race For The Cure: separados, mas sempre unidos é o maior evento de caminhada e corrida do mundo na luta contra o cancro da mama. Criado em 1983, pela fundação americana Susan G. Komen, com o objetivo de erradicar o cancro, através da investigação patrocinada pelos fundos da corrida. Só na Europa, na edição de 2019, juntou 22 cidades a correr pela causa. Entre elas Roma, Bruxelas, Atenas, Antuérpia, St. Petersburgo, Belgrado, Luxemburgo, Sarajevo, Bucareste, Split, Sofia … e onde Portugal participou, pela primeira vez, com a cidade de Braga.

Separados fisicamente, mas todos juntos de forma a celebrar a vida, homenagear aqueles que perderam as suas vidas devido à doença e angariar fundos para ajudar no combate ao cancro. Cada um faz o seu percurso, mantendo as regras estabelecidas no âmbito da pandemia atual. Cláudia Jacques e Elsa Barreto são algumas das figuras públicas que apadrinharam e apoiam ativamente esta iniciativa 100% fund raising.

Sobre a Rosa Vida e a Mama Help

Rosa Vida é uma associação sem fins lucrativos que promove a divulgação do que de melhor é feito ao nível da recuperação dos doentes de cancro da mama, através do Congresso Nacional Transdisciplinar de Oncologia e a organização de eventos de angariação de fundos, em que 100% dos valores angariados revertem para o apoio aos doentes oncológicos, sem recursos económicos, para recorrerem a tratamentos e serviços relacionados com a recuperação da doença oncológica. A Associação Rosa Vida criou, em 2017, o G.A.O. (Gabinete de Apoio Oncológico), onde uma equipa, que inclui psicólogos, fisioterapeutas, técnicos do exercício físico e nutricionistas, intervém não só ao nível do paciente diagnosticado com cancro, mas também na sua estrutura familiar e dos seus cuidadores informais. O G.A.O. funciona em Braga.

Mama Help, uma Associação sem fins lucrativos cuja missão principal é a melhoria da qualidade de vida de doentes com cancro da mama, seus familiares e amigos, através do esclarecimento e acompanhamento qualificado, constituindo assim um centro de referência na orientação e realização de aconselhamento não médico, baseado nos fundamentos da terapia convencional e de terapias complementares, aplicando o conceito atualmente denominado de medicina integrativa. O Mama Help funciona no Porto e em Lisboa.

Há dois anos, a Rosa Vida e o Mama Help resolveram encetar esforços para um mais eficaz fund raising que pudesse ajudar a potenciar o seu objetivo comum: aumentar a qualidade de vida do doente oncológico. Em 2018, foram convidados a integrar um esforço europeu, maior e mais abrangente: a THINK PINK EUROPE. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que luta contra o cancro de mama, tendo como objetivo melhorar e acelerar o intercâmbio de informações e melhores práticas em saúde e pesquisa, concentrando-se na redução das disparidades no acesso aos cuidados de saúde, bem como na lacuna de assistência médica entre os países europeus. O lema é: “juntos corremos pela cura”.