Sem tempo para ir ao ginásio? Deixamos 5 alternativas

Praticar desporto é essencial para o equilíbrio do corpo e da mente. Proporciona inúmeros benefícios, quer a nível de postura corporal, como de funcionamento do mesmo ou prevenção de doenças, assim como estímulo do cérebro, aumento da autoestima e sensação de bem-estar geral. É aconselhada a prática desportiva diária num mínimo de 30 minutos.

Mas no dia a dia agitado e exigente, o ginásio nem sempre consegue ser uma opção viável. Sem desculpas! Apresentamos cinco alternativas práticas, simples e muito completas para que qualquer pessoa, independentemente da idade, estatura, densidade corporal, condição física ou aptidão, possa realizar os seus exercícios para uma vida melhor.

Descubra as sugestões do Fitness UP.

Andar

Faça por andar. Percorra o máximo de caminho a pé para o trabalho, de volta a casa ou na rotina do dia a dia, em vez de optar pelo carro ou transportes públicos. Andar é uma ótima forma de tonificar os músculos das coxas e glúteos, aumentar a resistência física, melhorar a postura, entre outros benefícios. Mas, também, de explorar e usufruir do caminho: observe a arquitetura das casas, descubra novos espaços verdes, espaços comerciais que abrem e outros que fecham e encontre pessoas conhecidas.

Subir e descer escadas

É um ótimo exercício para melhorar a condição física, como o aumento da resistência, fortalecer os músculos das coxas e ajudar a combater a celulite e má circulação, entre outros benefícios. Se tiver escadas no prédio perfeito. Se não tiver, procure uma alternativa perto como escadarias de igreja ou em ruas mais íngremes.

Dançar

É indicado para todas as pessoas, independentemente da sua idade ou destreza física. A dança ajuda a fortalecer os músculos e a aumentar a flexibilidade, melhora a postura, diminui a probabilidade de desenvolver osteoporose, estimula a circulação do sangue, melhora a respiração e combate a obesidade, entre outros benefícios.

Inscreva-se em aulas de dança, nas quais poderá também beneficiar da socialização. Mas se for mais confortável ficar em casa, coloque a sua música favorita e dance, faça alongamentos e crie movimentos. É uma das formas mais divertidas de ficar em forma.

Correr

Um desporto muito popular e ótimo para praticar em zonas citadinas e rurais. Os benefícios da corrida para a saúde são muitos: melhora a qualidade do sono, reduz o risco de aparecimento de algumas doenças (como as cardiovasculares, diabetes, enfartes e AVC), fortalece os músculos e ossos, diminuindo o risco de osteoporose e melhorando a condição física com o aumento da capacidade de resistência e respiração, entre outros.

UPTV do Fitness UP

No conforto do lar é possível ter acesso a mais de 115 aulas, como Bum Bum Brasil, Pilates, Body Balance, Yoga, ABS ou Body Combat por semana, sendo estas realizadas todos os dias, entre as 07h e as 22h, em direto com os Master Trainers. Claro, há também aulas gravadas que estão disponíveis para aceder quando nos for mais conveniente. Para além das aulas, os instrutores estão também disponíveis para darem dicas de treinos para quem tem objetivos específicos a atingir. Descubra aqui.

Mas nem só de exercício físico vive esta plataforma do Fitness Up. Na UPTV é possível encontrar receitas de nutrição para quem gosta de cuidar do corpo de forma completa, tirar dúvidas com os nutricionistas e ainda ver alguns conteúdos de lifestyle.

Os primeiros sete dias são de acesso gratuito e posteriormente, se o utilizador quiser continuar com o serviço escolhe uma subscrição que inicia nos 3,90€ por semana.

Com a UPTV é muito fácil ter uma vida mais saudável!