Voltar à boa forma depois das férias

Se as férias de verão levaram a uma pausa na rotina desportiva, poderá ser mais difícil voltar ao ritmo, mas não é impossível de todo.

Voltou aos treinos e sente que regrediu? Conheça algumas dicas que vão facilitar o regresso à atividade física.

É importante começar aos poucos e voltar à carga e à intensidade de treino com a devida evolução. Se já conseguia correr a um bom ritmo, aguentava uma certa carga mais elevada, conseguia aguentar uma aula de cycling até ao fim… talvez o seu corpo agora peça para abrandar um bocado. Não pense que está a voltar atrás, pense que está a voltar em grande.

O importante é evitar lesões extremas que podem facilmente ser evitadas.

Dicas para voltar à boa forma

Alimentação certa

É fundamental começar pela alimentação, garantindo que fornece ao organismo a energia que necessita para aguentar qualquer tipo de atividade desportiva. Prepare-se com boas quantidades de fibra na sua alimentação, sem abusar da quantidade. O importante é que ingira a proteína certa consoante os seus objetivos.

Manter o corpo hidratado

Evitar a desidratação é muito importante, pelo que deve ter o cuidado de ingerir água antes, durante e depois do treino. É fundamental ingerir cerca de 2L de água por dia, especialmente nos dias em que vai treinar.

Escolher o que mais gosta

Uma vez que já será mais difícil voltar a treinar, opte por fazer aquilo que lhe dá mais prazer. Seja uma corrida ao final do dia, uma aula de cycling, natação ou até uma aula de yoga, o importante é que não sinta que está a fazer algo por obrigação.