Quatro hábitos matinais para um dia mais produtivo

O momento em que acordamos pode ser o mais custoso do dia, mas, curiosamente, assume um papel fundamental: os nossos hábitos matinais podem determinar de que forma vamos dar resposta aos restantes momentos do dia.

É por isso que a nossa rotina matinal contribui para uma série de fatores: podem levar-nos a ter um dia muito produtivo de trabalho ou prever um dia carregado de ansiedade e cansaço (não apenas físico, como mental). Desta forma, é importante privilegiarmos hábitos matinais que sejam fundamentais para nós, para o nosso bem-estar e sucesso individual. Cada pessoa terá os seus próprios costumes, pelo que o primeiro passo implica parar e repensar a forma como iniciamos cada dia: será que o pequeno-almoço que tomamos nos fornece a energia que o nosso organismo necessita? Será que o facto de sair de casa a correr faz com que ande com mais ansiedade durante o dia?

Para tal, deixamos alguns hábitos que consideramos fundamentais, para que se possa inspirar e tomar as suas próprias decisões quanto à sua rotina matinal.

Acordar 15 minutos mais cedo

Começarmos o dia com as horas contadas, a correr de um lado para o outro e apressados para cumprir horários pode causar mais ansiedade e este sentimento irá incomodar-nos durante o resto do dia, levando a que tínhamos dor de cabeça, mal-estar e uma sensação maior de cansaço – o que irá refletir-se na nossa produtividade. É aqui que lhe pedimos para pensar: entre o momento em que o despertador toca até sair de casa, consegue fazer tudo o que precisa e a um ritmo moderado? Se isto não acontece, procure levantar-se um pouco mais cedo, entre 10 a 15 minutos do que é habitual e faça essa experiência. Considere que esse tempo é para si e repense os seus hábitos atuais. Se não conseguia tomar o pequeno-almoço em casa, por exemplo, pode ver aqui uma excelente forma de o fazer. Apenas 15 minutos podem fazer toda a diferença no seu dia.

Exercitar logo pela manhã

Pode parecer um hábito pronto a ser recusado, mas a verdade é que o exercício físico logo pela manhã pode contribuir para que tenha um dia mais produtivo e tranquilo. Pode ser uma breve corrida ao ar livre, uma sessão de yoga, um treino no ginásio (de baixo ou alto impacto) ou apenas executar alguns exercícios para despertar o corpo – e a mente.

Deixar o máximo de tarefas preparadas na noite anterior

Procure ter de fazer o menos possível a cada manhã. Tirando as necessidades básicas e essenciais, tente deixar tudo mais ou menos organizado antes de ir dormir, para que, quando acorde, não tenha de andar a correr: deixe a roupa/calçado pronto a vestir ou a marmita pronta a pegar, por exemplo. Além disso, se tiver de levar alguma coisa específica quando sair de casa, deixe-a à vista, para que não perca tempo à procura de manhã, correndo o risco de até se esquecer.

Planear duas/três tarefas diárias

Aproveite o início da manhã, seja enquanto toma o pequeno-almoço ou até no momento em que está a praticar exercício, para relembrar que tarefas não podem faltar nesse mesmo dia e procure anotá-las (no telemóvel, na agenda ou numa folha de papel). Ao mesmo tempo, organize-as e estabeleça uma altura do dia para as concretizar. Não precisa de anotar todas as tarefas pendentes nem elaborar uma lista gigante e ambiciosa, anote apenas as prioridades para esse dia. Defina dois ou três objetivos diários logo ao início da manhã, para que comece o dia de forma mais organizada e para que se sinta mais proativo. No final do dia, ao ver cumpridos os objetivos, isso vai despertar uma fantástica sensação de satisfação.