Breathe Sportswear, a nova marca portuguesa com propostas sustentáveis

Breathe é a nova marca portuguesa de vestuário desportivo a destacar-se no mercado, com propostas sustentáveis e práticas para os amantes de exercício físico. Apresentando-se como uma marca de produção slow fashion, o objetivo é trazer novas soluções de roupa desportiva que sejam, simultaneamente, confortáveis, de qualidade e amigas do ambiente.

Imagens ©Breathe Sportswear

A ideia nasce da vontade de um jovem casal empreendedor de criar uma marca 100% sustentável. Também eles motivados a adotar hábitos de vida mais conscientes em prol da preservação do meio ambiente – através de técnicas de poupança de água e redução de uso de plástico – depararam-se com uma lacuna no que toca à oferta de marcas que comercializassem peças de roupa sustentável para a prática desportiva.

Sendo apresentada num ano tão atípico e repleto de desafios inesperados, a primeira coleção a ser lançada surge com o nome Lotus, precisamente por simbolizar uma flor que nasce bela em águas turvas. Desta forma, a marca propõe modelos minimalistas e intemporais, para homem e mulher, numa gama que desvenda diversas propostas essenciais: calças, calções, t-shirts e tops desportivos. Já a paleta de tons é inspirada nas cores da natureza, destacando o verde, o azul, o vermelho e o branco.

Assumindo um compromisso com a sustentabilidade, todos os materiais utilizados para a produção das peças são criteriosamente escolhidos. Assim, a primeira coleção é concebida em algodão BCI (Better Cotton Iniciative) e também Lyocell (Tencel), materiais certificados, produzidos no norte do país, recorrendo a materiais naturais, isentos de plástico e promovendo um comércio justo, assim como a minimização do desperdício têxtil e do consumo de água. Os tecidos são ainda tingidos de forma natural, sem recurso a produtos químicos, através de extratos de plantas e cogumelos.

Não só os produtos são pensados ao pormenor, mas também o packaging é composto por uma caixa e uma fita de papel reciclado – recusando uma vez mais o uso de plástico. Estando já a trabalhar em novos produtos, o objetivo passa por continuar a preservar o reaproveitamento de sobras de tecido para a criação de propostas originais, práticas e funcionais.

Todas as peças estão disponíveis no site da marca ou na página de Instagram, com entregas mundiais.