Véritable: a horta sustentável e autónoma que cresce na sua cozinha

A Cook&Lifestyle revela um novo projeto original e inovador que promete revolucionar a produção agrícola em casa, tornando-a mais sustentável e benéfica para a nossa saúde. Neste sentido, a marca líder em agricultura urbana para espaços domésticos interiores apresenta a Véritable: uma horta sustentável que cresce dentro da sua cozinha.

São uma espécie de jardins inteligentes, autónomos e amigos do ambiente – e também da nossa saúde. Fáceis de preservar e manter ao longo do tempo, acabam por se adaptar facilmente a cada cozinha, mesmo sem a incisão de luz natural.

Esta nova startup sugere soluções inovadoras, na intenção de promover o cultivo de uma grande variedade de plantas comestíveis, dentro da nossa própria cozinha. Desde plantas aromáticas a flores comestíveis, passando pelos pequenos vegetais, é possível preservar a frescura dos alimentos. Uma inovação que está ao alcance de todos e que surge da visão de Nicolas Géhin, um engenheiro eletrónico e amante de comida caseira que, em 2015, se associa à designer Chloé Verneuil para desenvolver a Véritable. Para o CEO, Nicolas Géhin: “Viver num mundo cada vez mais urbano e em rápida mudança, significa expressar a necessidade de nos reconectarmos à natureza com valores simples e saudáveis. Com a agricultura intensiva, deixámos de comer 80% das espécies vegetais nos últimos 50 anos”.

Projetados e produzidos em frança, estes novos jardins inteligentes são compactos e totalmente autónomos, desdobrando-se em vários modelos que se adaptam a diferentes tipos de exigências, ajudando a reduzir o impacto do CO2 à medida que cultivamos os nossos próprios produtos em casa. Todos os produtos, assim como as embalagens, são reciclados e biodegradáveis, ao passo que apenas é utilizada tinta vegetal e papel proveniente de fontes renováveis. Para além disso, a Véritable pretende contribuir para a redução de desperdício de embalagens, através de caixas personalizadas, cujo formato contribui para otimizar o espaço. Também o consumo de água e de energia está igualmente otimizado. Por sua vez, os Lingots são 100% naturais, biodegradáveis, compostáveis e isentos de pesticidas na sua produção, além de serem uma inovação patenteada e de uso fácil. Estão prontos a usar e dispõem de todos os elementos essenciais para a cultura: meios orgânicos sem solo, sementes orgânicas e nutrientes. Estes Lingots apresentam perfis aromáticos completamente distintos, numa variedade que traz um toque único a cada receita, pelo que há sugestões mais doces e outras mais picantes.

A somar às novidades, a empresa lançou recentemente a versão Exky, a mais compacta de todas, que se revela perfeita para cozinhas pequenas, além de permitir o cultivo de duas espécies diferentes em simultâneo. Ajustado às necessidades dos mais citadinos, o Exky alia a tecnologia e o design, para uma experiência única. Também a gama de Lingots foi ampliada com novidades que prometem atrair a atenção para as opções gourmet. Segundo a designer e cofundadora: “Esta é a minha visão de design de produto: a tecnologia é invisível e a natureza prevalece. Um produto bem projetado deve criar emoção e ser intuitivo. O design elegante é uma harmonia entre ergonomia, função e estilo”.

Estes jardins autónomos e inteligentes asseguram um reservatório de água que se estende de uma a quatro semanas de irrigação constante e regular – dependendo do tamanho da planta e da temperatura ambiente. O sistema hidropónico passivo e o material específico fornecem a quantidade de água necessária para cada planta, graças ao seu sistema de irrigação capilar silencioso. Ainda assim, o dispositivo emite uma luz quando chegar o momento de reabastecer o reservatório.

As tecnologias Smart, Classic e Connect associadas permitem que seja possível desfrutar do jardim consoante o estilo de vida de cada pessoa.