Dê um boost ao seu sistema imunitário

Com uma alimentação saudável e os hábitos certos, é possível garantirmos um boost ao nosso sistema imunitário.

Mas, primeiro, importa perceber: o que é o sistema imunitário e qual é o seu papel?

É comum ouvir-se que “somos o que comemos” e, mais do que nunca, este mote faz todo o sentido, principalmente com a chegada da estação mais fria – que nos deixa mais vulneráveis ao aparecimento de gripes e constipações, entre tantas outras patologias. É importante protegermo-nos, literalmente, de dentro para fora, fortalecendo o nosso organismo e preparando-o para encarar qualquer “agressão”.

O sistema imunitário é o nosso sistema de defesa natural, mas é necessário reforçá-lo. Também designado como sistema imunológico, trata-se de um processo biológico e um sistema de estruturas capazes de protegerem o nosso organismo contra agentes patogénicos, como vírus e bactérias, distinguindo-os perante o tecido saudável do nosso corpo.

Algumas alterações no sistema imunitário podem causar doenças autoimunes ou inflamações. Dos vários condicionantes, podemos destacar fatores como: genéticos, nutricionais ou ambientais, mas também relacionados com a idade, com as horas de sono e a prática de atividade física.

Da suplementação aos antioxidantes, assim como da saúde intestinal à saúde mental, deixamos algumas dicas práticas para reforçar o seu sistema imunológico.

Estas são as dicas da U-FIT:

Prática regular de atividade física

Aqui não interessa tanto a modalidade em si, apenas a necessidade de colocar o corpo em movimento. A prática de atividade física é um estímulo à circulação de glóbulos brancos – células imunológicas capazes de proteger o organismo contra qualquer agente patogénico. Uma simples caminhada é suficiente para aumentar a nossa frequência cardíaca, assim como a temperatura corporal, contribuindo, uma vez mais, para a defesa do organismo.

Privilegiar as horas de sono

Uma boa noite de sono pode ser a resposta para o reforço imunitário. É muito importante garantir que descansamos horas suficientes para que o corpo se possa regenerar. Vários estudos comprovam que um sono tranquilo – entre sete a oito horas – é capaz de aumentar a produção de citocinas anti-inflamatórias, com a capacidade de combater infeções.

Uma alimentação rica em antioxidantes 

Sabemos que a vitamina C é essencial nesta altura do ano, no que toca à prevenção de gripes e constipações, mas, no geral, qualquer antioxidante é essencial para garantir um reforço à nossa imunidade. Os radicais livres são responsáveis por estimular uma resposta inflamatória nas células, ao passo que os antioxidantes aliam-se para neutralizá-los e reduzir essa resposta.

A melhor fonte de antioxidantes é a alimentação.

Cuidar da nossa saúde intestinal

Sabia que mais de 70% das células imunológicas do nosso organismo encontram-se nas paredes intestinais? É a partir desta noção que percebemos o impacto da nossa saúde intestinal em diversas funções corporais, uma vez que o sistema digestivo encara um papel fundamental no metabolismo das toxinas do corpo, contribuindo para um sistema desintoxicante natural.

Através da alimentação, é possível assegurar esta ação de desintoxicação natural do organismo, sendo por isso fundamental garantir os nutrientes certos. Um aumento do consumo de alimentos ricos em fibra (vegetais, sementes, frutos oleaginosos, legumes e frutas) promovem a remoção de toxinas.

Apostar nos suplementos essenciais

  • Vitamina C: é importante garantir um aporte suficiente de vitamina C para que o nosso organismo seja capaz de garantir as suas funções de defesa, assim como equilibrar os níveis de energia.
  • Vitamina D: é essencial para regular os níveis de cálcio, fortalecendo a nossa saúde óssea.
  • Zinco: papel importante na ativação das chamadas células T, aumentando a atividade das células imunológicas.