Dicas para manter a rotina em teletrabalho

Perante a situação atípica que todos vivemos, o teletrabalho é, para muitos, uma nova realidade, da qual nem toda a gente se consegue adaptar da mesma forma. Há quem veja mais benefícios do trabalho remoto, quer ao nível de concentração como de produtividade, mas há também quem sinta uma enorme dificuldade em sentir-se produtivo.

Na maioria dos casos, esta adversidade (que pode representar-se numa perda de motivação, stress, má disposição, ansiedade ou apatia) deve-se ao facto de não respeitarmos a nossa rotina diária habitual. O primeiro passo para que se adapte melhor a uma situação de isolamento, confinamento ou teletrabalho é tentar manter a mesma rotina, no que toca a horários e funções, nomeadamente: acordar à mesma hora do que é habitual, fazer a pausa de almoço a que estamos habituados, manter o mesmo horário de trabalho (ao invés de trabalhar mais horas por estar em casa), treinar à mesma hora, entre tantos outros hábitos.

Desta forma, deixamos algumas dicas para que possa manter a sua rotina habitual, numa situação de teletrabalho.

Acordar e deitar à hora habitual

Ainda que esteja em casa, procure levantar-se à hora habitual. Deixe o despertador ligado para a mesma hora e evite prolongar o momento de se levantar da cama. O mesmo acontece com a hora de ir dormir. É muito importante respeitar o nosso horário de sono habitual. Se procura manter a mesma rotina durante o dia é de igual forma importante manter a mesma rotina de sono: o descanso é crucial para manter a produtividade.

Listar os objetivos para esse dia

Procure anotar logo ao início do dia todos os objetivos e tarefas para esse dia e atribua um horário. Assim estará mais organizado e não deixará nada por fazer. No final do dia, ao ver as tarefas cumpridas, sentir-se-á muito mais produtivo.

Hidratar

É muito importante manter o corpo hidratado. Uma vez que está o dia todo em casa e, de certa forma, menos ativo, poderá não sentir tanta sede, levando a que não ingira a quantidade de água necessária. Quando o nosso organismo entra em carência de água, esta necessidade poderá comprometer a regulação da temperatura corporal, assim como o nosso desempenho físico e cognitivo.

Respeitar a rotina diária

Procure respeitar a sua rotina diária, seja de trabalho como de hábitos pós-trabalho. Inicie o trabalho à mesma hora e termine-o também na hora habitual. Se, por norma, costuma treinar mal sai do trabalho, mantenha esse horário de treino. Da mesma forma, procure manter os mesmos horários no que toca às refeições diárias: pequeno-almoço, almoço e jantar.

Crie um ambiente de trabalho favorável

Escolha um espaço na sua casa que seja confortável e idêntico à sua área de trabalho habitual. Evite trabalhar no sofá: é importante trabalhar numa cadeira confortável, mantendo uma postura correta. Se possível, crie uma área apenas para trabalhar e mantenha-a sempre arrumada.

Mantenha o contacto, mesmo estando à distância

Não se isole totalmente. Mantenha o contacto com os seus colegas de trabalho: partilhe as suas ideias, as suas dúvidas, dificuldades e emoções. Se está habituado a trabalhar em equipa, poderá sentir mais dificuldades ao trabalhar sozinho – que poderá sentir-se através de uma falta de motivação, criatividade ou eficácia. Ao partilhar as dificuldades que está a sentir com os seus colegas, poderão ajudá-lo a superar as suas dúvidas e a “desbloquear” se necessário. Ligue mais vezes e proponha videochamadas, tanto para reunir com os colegas como para quebrar a monotonia do dia a dia, em teletrabalho.