Dicas para não faltar ao treino

A prática de exercício físico tem sido cada vez mais valorizada no nosso quotidiano, devido aos inúmeros benefícios que provoca na saúde, tanto física como psicológica. A motivação é considerada o impulso para qualquer ação humana, no entanto, sentir-se desmotivado é algo comum a todas as pessoas.

Ficam aqui algumas dicas para que consiga gerir a sua motivação e não faltar ao treino:

Objetivo

Defina um objetivo específico, por exemplo: “Em dois meses pretendo diminuir a percentagem de massa gorda em x%”. De seguida, peça ajuda a um profissional de Exercício Físico para que os objetivos sejam reais e saiba como alcançá-los. Redefina o seu objetivo a curto/médio prazo.

Motivo

Relembre várias vezes o motivo que o levou a iniciar a prática de exercício físico. “Porquê é que comecei a treinar?” ou “Eu comecei a ir ao ginásio porque…”.

Gostar

Faça algo que goste. Em conjunto com um profissional da área, trabalhem para construir um plano de treino adaptado às suas necessidades, objetivos e gostos. Quando falhar a vontade de realizar o plano de treino, opte por fazer uma aula de grupo ou peça ajuda para realizar um treino diferente.

Companhia

Procure encontrar uma companhia para treinar. É sempre mais simples quando temos alguém que nos incentiva e motiva, pode ser um conhecido(a) do ginásio que treina à mesma hora que nós, um(a) amigo(a) ou um Personal Trainer.

Agenda

Atempadamente, defina a sua hora de treino na agenda, assim conseguirá organizar o dia e terá aquele tempo para si. Estabeleça o compromisso próprio de ir.

Evolução 

Registe a sua evolução, faça comparações e perceba o que já conquistou. Pode ser através de fotografias que permitam observar a diferença na composição corporal, pode ser na carga que utiliza para fazer um exercício ou até a facilidade em realizar um exercício que anteriormente era complexo.

Recompensa

Procure recompensar-se por cumprir o estipulado e por atingir os objetivos. Por exemplo: compre uma roupa nova para treinar, coma aquele doce que há muito tempo anseia…

Compromisso

Não espere estar sempre motivado para treinar, nem pelas condições perfeitas. Apesar da motivação ser um fator importante à continuidade do exercício físico, será o compromisso que não o fará desistir.

Portanto, releia estas dicas, memorize-as, crie a sua rotina, faça o que gosta e comprometa-se consigo mesmo a ir.