Dicas para tornar a caminhada tão eficaz quanto a corrida

Quer seja um complemento a uma prática regular de atividade física ou um escape à monotonia, a caminhada pode ser tão eficaz quanto uma corrida, além de ser uma excelente forma de vencer o sedentarismo.

Para que possa tirar mais proveito da sua caminhada, deixamos algumas dicas essenciais:

Foco na velocidade e na intensidade: tente caminhar a passo rápido e intenso, para que possa aumentar a queima calórica e também a capacidade pulmonar. Mantenha passos curtos.

Intervalos de ritmo: procure alternar a velocidade a que caminha, ao invés de caminhar a um ritmo constante, para potenciar ainda mais a perda de gordura. Para atingir um maior rendimento, deve intercalar momentos de alto esforço com momentos de baixo esforço.

Escape à monotonia: Evite fazer sempre o mesmo percurso e desafie-se em novos caminhos, para que não caia na monotonia e perca a motivação.

Inclua exercícios de musculação: durante a caminhada, tente incluir alguns exercícios de força, nomeadamente, agachamentos com salto (no caso de subir escadas), alguns lunges durante um troço do percurso ou até jumping jacks. Não necessita de qualquer acessório ou material e pode executar uma variedade de exercícios apenas com o peso corporal.

Horários alternados: tente variar na altura do dia em que vai caminhar, alguns dias de manhã outros dias ao final da tarde, para garantir estímulos diferentes ao corpo. Da mesma forma, procure alternar no tipo de “terreno” – caminhe em estrada, em terra ou em pista.

Caminhar com companhia: como em qualquer atividade física é muito importante caminhar em companhia, para não tornar a caminhada monótona e evitar desistir antes do tempo.

Trabalhar o equilíbrio e a resistência: para garantir uma prática eficaz, é fundamental ter o corpo preparado para corresponder às exigências da atividade física, evitando o aparecimento de lesões. Para tal, é interessante treinar o equilíbrio, a resistência física e a força corporal.