Tirar proveito de ficar em casa: 7 mudanças positivas na sua vida

É tempo de ficar em casa. A pandemia instalou-se e trouxe com ela uma emergência nunca antes sentida que nos obriga a repensar hábitos, a mudar rotinas e a (re)adaptarmo-nos constantemente às novas exigências e necessidades. Perante todas as limitações impostas, é possível que cada pessoa se depare com sensações e formas de lidar distintas.

Dentro dos possíveis, há quem consiga manter-se motivado e adaptar-se facilmente às condições a que estão sujeitos, mas há também quem sofra de mais ansiedade, stress, medo, desmotivação e cansaço (não apenas físico, mas mental).

“A primeira coisa a fazer é aceitar que podemos não nos sentir bem. A restrição de liberdade já dura há algum tempo. É natural que existam sensações de irritação, nervosismo, ansiedade, as quais podem notar-se mais com o tempo”

Numa altura em que permanecer em casa volta a ditar os nossos dias, selecionamos alguns hábitos que consideramos essenciais para que possa tirar mais proveito desta situação de isolamento social, adotando novas rotinas que poderão mudar a sua vida – para bem melhor.

Planeie as suas tarefas

Comece o dia por organizar as suas tarefas, sejam elas de trabalho, de prática de atividade física ou até de necessidades básicas, como almoçar/lanchar/jantar. Procure anotá-las consoante o grau de importância e a hora do dia em que pretende realizá-las. Assim conseguirá aproveitar melhor o tempo e sentir-se mais produtivo.

Faça algo novo

Pode ser algo simples, como experimentar uma receita, ler um livro, ouvir podcasts, ver aquele filme que está na lista há meses ou até aventurar-se na escrita, mas procure fazer algo diferente do habitual, para não cair na monotonia.

Adote hábitos mais saudáveis

Esta é a altura perfeita para dar mais valor à sua saúde, principalmente no que toca às escolhas alimentares. Aproveite o tempo em casa para explorar novas receitas saudáveis e diferentes opções alimentares, como refeições vegetarianas. Procure pegar nas suas receitas tradicionais e perceba de que forma as pode tornar mais saudáveis, substituindo os ingredientes habituais por alternativas mais saudáveis: reduza as quantidades de sal e açúcar, substitua o leite por bebidas vegetais ou alimentos processados por biológicos.

Pratique exercício físico

A prática de atividade física é essencial, não apenas por questões de saúde física, como mental, podendo aliviar sintomas de ansiedade, stress ou depressão. É uma excelente forma de nos ajudar a regular e controlar as nossas emoções. Procure fazer algo que goste e incentive também quem está em casa consigo.

No canal de YouTube da U-FIT, assim como no Instagram ou Facebook, encontra vários planos de treino que pode executar em casa.

Organize o seu guarda-roupa

Aproveite o tempo que está em casa para tornar a sua vida mais organizada. Uma das nossas dicas passa por organizar o seu guarda-roupa: tire toda a roupa do armário, veja o que é que vale mesmo a pena manter e dê uma nova vida às peças que estão lá a mais e a ocupar demasiado espaço. Torne o seu armário mais “leve” e útil.

Mantenha-se próximo, mesmo estando distante

Mantenha o contacto – não físico – com quem lhe é próximo: familiares, amigos, colegas de trabalho ou até vizinhos. Ligue mais vezes, faça mais videochamadas e não se isole nem permita que os outros se isolem. Mais do que nunca, é importante falarmos abertamente sobre o que estamos a sentir e partilhar as nossas emoções.

Estabeleça metas possíveis e concretizáveis a curto prazo

Podem ser metas totalmente novas ou um objetivo já antigo, mas é importante que sejam possíveis e concretizáveis a curto prazo. A conquista gradual dos objetivos ajuda-nos a atenuar sentimentos de ansiedade, motivando-nos a seguir em frente com mais vontade. Repeite o seu próprio ritmo e as suas emoções em cada momento.