Dicas para um Natal mais saudável e equilibrado

Ainda que num ano tão atípico e uma quadra natalícia diferente do habitual, é importante que não nos esqueçamos da nossa saúde, nesta que é, por norma, uma altura com alguns excessos calóricos alimentares e também menos prática de atividade física.

Com pequenas adaptações, é possível ter um Natal mais saudável e equilibrado, respeitando a tradição e o sabor à mesa. Para tal, deixamos algumas dicas essenciais.

Adapte as receitas tradicionais

Tanto na ceia de Natal como nas refeições do dia seguinte, procure ao máximo adaptar as suas receitas para versões mais saudáveis, substituindo alguns ingredientes e tendo mais atenção às quantidades. Reduza a quantidade de açúcar nas sobremesas e procure alternativas mais saudáveis aos seus tradicionais ingredientes. Substituições possíveis: leite por bebidas vegetais; açúcar refinado/branco por açúcar light, açúcar mascavado, mel ou agave. Na hora de preencher o prato, procure dar mais privilégio aos legumes, ao invés do hidrato de carbono, como o arroz e a batata. Opte pelo azeite para temperar qualquer prato, tendo na mesma em atenção a quantidade utilizada.

Inicie cada refeição com uma sopa

Procure iniciar cada refeição (almoço e jantar) com uma sopa, de preferência caseira e repleta de hortícolas. Na preparação da sopa, evite colocar batata, substituindo-a por leguminosas, como feijão ou grão. A sopa irá garantir uma maior sensação de saciedade e conforto por mais tempo, além de fornecer mais vitaminas, minerais e antioxidantes ao nosso organismo. Acaba por ser também uma fonte de menos calorias, comparando com as restantes entradas habituais.

Inicie cada refeição com uma sopa

Procure iniciar cada refeição (almoço e jantar) com uma sopa, de preferência caseira e repleta de hortícolas. Na preparação da sopa, evite colocar batata, substituindo-a por leguminosas, como feijão ou grão. A sopa irá garantir uma maior sensação de saciedade e conforto por mais tempo, além de fornecer mais vitaminas, minerais e antioxidantes ao nosso organismo. Acaba por ser também uma fonte de menos calorias, comparando com as restantes entradas habituais.

Prepare uma generosa salada de fruta

Não se deixe ficar apenas pelos doces. Procure preparar uma boa salada de fruta, se possível sem adição de qualquer açúcar, e repleta de produtos frescos e da época.

Disponha bastante água à mesa ao invés de refrigerantes

Tenha sempre água na mesa, evitando ao máximo os refrigerantes. Se quiser conferir algum sabor à água, coloque-a num jarro grande e adicione umas rodelas de limão, para uma limonada caseira e saudável (se possível também sem adição de açúcar).

Não esqueça a atividade física

Desde caminhadas ou até uma corrida, tente praticar alguma atividade física. Por mais pequena que seja a distância ou o tempo, o que importa é colocar o corpo em movimento.

Fonte: Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.