Veganuary: o desafio mundial que incentiva a uma alimentação vegana em 2021

Numa altura em que o ano arranca com uma necessidade de nos obrigar a permanecer mais tempo em casa, pode ser uma boa oportunidade para adotar uma alimentação mais saudável e também sustentável.

Hábitos pouco saudáveis, como uma má alimentação ou o sedentarismo, são prejudiciais para a saúde e ainda mais desafiantes a nível mental. Por isso, o desafio Veganuary chega na altura certa. O objetivo é incentivar as pessoas de todo o mundo a experimentar uma dieta vegan a partir de janeiro, apelando à união de todos pela construção de um futuro melhor.

A missão da campanha passa por inspirar a experimentar uma dieta à base de plantas, impulsionando uma mudança corporativa e positiva, criado um movimento global. Defendendo escolhas alimentares mais humildes, a intenção é proteger o planeta e melhorar a saúde humana.

©D.R.

Desde 2014, o desafio Veganary já inspirou mais de um milhão de pessoas em 192 países a experimentarem novas receitas 100% veganas durante o primeiro mês do ano. Só no ano passado, o desafio contou com a participação de mas de 400 mil pessoas e 600 empresas, tendo sido lançados mais de 1200 novos produtos e menus veganos. Em 2021 já foram alcançadas 525 mil inscrições no site da campanha.

Em Portugal, mais de 700 mil pessoas seguem uma dieta vegetariana, vegan ou flexiteriana. De acordo com um inquérito feito pela Upfield, líder mundial na produção de cremes vegetais, aos consumidores, 69% dos portugueses tem vindo a introduzir mais vegetais na sua alimentação e 65% confirma que as alternativas vegetais são saborosas e representam uma boa opção a incluir na dieta.

Assim, é possível reduzir a pegada ecológica, contribuir para o bem-estar animal e, sobretudo, para a saúde. Estas são apenas algumas das razões que incentivam cada vez mais pessoas a aderirem a este desafio de eliminar laticínios, peixe ou carne da dieta.

No site do Veganuary é possível acompanhar receitas veganas, guias e testemunhos.