Voltar à rotina desportiva com mais determinação

É tempo de regressar à rotina habitual, mas é também altura de novas resoluções. Se iniciar uma rotina desportiva ou manter um estilo de vida mais saudável e ativo está nos planos para 2021, então deixamos algumas sugestões para arrancar a toda a força. Retomar os treinos pode ser tão desafiante como iniciar uma rotina desportiva. A pensar nisso, deixamos algumas dicas essenciais.

Cada pessoa terá o seu próprio tempo necessário para voltar à prática, pelo que deve fazê-lo de forma progressiva, respeitando sempre o ritmo do corpo.

Estabelecer objetivos alcançáveis

Ter um ou mais objetivos deve ser o primeiro passo. Por conseguinte, estes objetivos devem ser alcançáveis e realistas. Quer estejamos a falar de objetivos a longo ou curto prazo, não devemos ciar na tentação de ser demasiado ambiciosos, uma vez que a não concretização leva a uma maior desmotivação e perda de vontade em continuar a rotina. Para tal, devemos começar por perceber que atividades nos despertam mais interesse: treinar ao ar livre ou indoor; treinar em casa ou num ginásio; modalidades de alto ou de baixo impacto; se preferimos treinar de manhã ou de tarde, entre outros fatores importantes.

À medida que vai alcançando os seus objetivos, sentir-se-á mais motivado, confiante e determinado para ser cada vez melhor.

Definir um dia e hora na rotina semanal

Outro passo importante é estabelecer um dia e uma hora na nossa agenda semanal e sermos fiel a esse horário. Devemos encarar esse tempo no nosso dia como uma prioridade. Uma boa dica para não saltar a hora do treino é preparar o saco com tudo o que precisa na noite anterior e até levar esse mesmo saco para o trabalho. Assim, quando chegar ao final do dia não terá desculpa para não treinar. É também uma forma de se manter mais organizado e isso é essencial numa rotina agitada.

Acompanhar o ritmo do corpo

Respeitar e acompanhar o ritmo do nosso corpo é muito importante. Se ainda não se sente capacitado para aguentar uma sessão de treino de alto impacto, opte por começar com pequenas corridas ou até caminhadas diárias até se sentir preparado para aumentar a carga ou a dificuldade.

A incrível sensação do pós-treino

Diz quem sabe, que é indescritível a sensação de um pós-treino intenso. Além de estimular autoconfiança acaba por também aumentar a motivação para manter a rotina.

Importa ainda salientar que a alimentação assume um papel crucial, pelo que deve assegurar a energia necessária para acompanhar uma rotina ativa.