Dicas para melhorar a alimentação das crianças em casa

A pandemia levou à interrupção da atividade letiva em escolas e creches e à necessidade de uma permanência prolongada dos pais em casa. Esta situação acarreta alterações na rotina de milhares de crianças, tanto a nível da prática de atividade física como a nível alimentar, podendo colocar muitas dessas crianças em risco.

O consumo de alimentos hipercalóricos e de menor densidade nutricional, associados ao sedentarismo, podem promover o ganho de peso e o aparecimento de patologias associadas futuramente. É de salientar que, antes desta pandemia, já existia a epidemia da obesidade infantil, pelo que continua a ser urgente combater a mesma.

A alimentação na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das crianças, sendo também neste período que os gostos e preferências alimentares das mesmas se moldam. Importante relembrar que também neste período da vida os pais são os modelos que as crianças tendem a imitar.

Eis algumas dicas para melhorar a alimentação das crianças:

  1. Faça refeições a horas certas e procure incluir alimentos de variadas cores, texturas e sabores.
  2. Convide-as a participar na elaboração do menu semanal.
  3. Seja criativo na apresentação dos seus pratos, usando e abusando das cores dos alimentos.
  4. Procure fazer das refeições um momento divertido, de descontração e convívio da família.
  5. Inclua as crianças na preparação e confeção. Cozinhar é uma forma divertida de aprender. Promova a interação em tarefas simples, como lavar os alimentos, espremer as laranjas, fazer bolo da caneca, panquecas ou pôr a mesa.

Esta é também uma ótima maneira de criar rotinas saudáveis, fortalecer os laços familiares e se divertirem juntos!