Dia Mundial da Obesidade: prevenir através da alimentação

Anualmente, a 4 de março, assinala-se o Dia Mundial da Obesidade.

A obesidade é um dos principais problemas de saúde pública à escala mundial e,
apesar ser uma doença multifatorial, a alimentação inadequada surge com uma das
suas inquestionáveis e principais determinantes, pelo que é fundamental que
existam respostas adequadas a esta problemática.

Imagem ©D.R.

A bastonária relembra que a obesidade atinge mais de 20% da população adulta portuguesa, considerando que o excesso de peso (que inclui também pré-obesidade) afeta mais de metade da população nacional. Importa ainda salientar que o confinamento alterou necessariamente as rotinas, quer ao nível da alimentação como da prática desportiva, aumentando uma predisposição maior ao sedentarismo – o que poderá ter impactos preocupantes no peso e no desenvolvimentos de doenças associadas.

A propósito deste dia, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, lança um manual dedicado à alimentação e nutrição na gravidez. Sob o mote “a prevenção da obesidade começa na barriga da mãe”, o manual aborda diversas estudos e problemáticas, reunindo uma série de dicas para promover a saúde materno-infantil – um tema prioritário para a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além de se considerar uma doença crónica, a obesidade é também um fator de risco para desencadear tantas outras patologias associadas.

Considerando que a prevenção é crucial para combater a obesidade em Portugal, partilhamos alguns cuidados que todos deveríamos adotar para promover hábitos de vida mais saudáveis.

Na alimentação:

  • Evitar ao máximo os alimentos processados, optando por opções ao natural, frescas, de origem vegetal ou que não envolvam a adição de açúcares, sal, óleos ou gorduras.
  • Privilegiar a fruta fresca, as verduras, os legumes, as leguminosas e os frutos secos na sua alimentação.
  • Controlar a adição de gorduras, sal e açúcar na confeção e no tempero das suas receitas, procurando algumas alternativas mais saudáveis.
  • Usar e abusar das especiarias (é uma forma de temperar os pratos sem a necessidade de recorrer a grandes quantidades de sal ou gorduras).
  • Prestar mais atenção aos rótulos antes de comprar cada alimento (verificar sempre se não contém uma dose alta de açúcares adicionados ou sal).
  • Optar pelos produtos locais e da época, uma vez que encontramos alimentos mais frescos e naturais.
  • Pesquisar mais receitas saudáveis ou alternativas às tradicionais receitas.
  • Planear com tempo as refeições semanais: no domingo, prepare alguns pratos saudáveis e em doses grandes para que possa congelar e ir aproveitando ao longo da semana. Muitas vezes, a falta de tempo leva-nos a optar por refeições mais processadas e pouco saudáveis.
  • Não ficar sem comer por longos períodos durante o dia. Procure fazer alguns snacks entre refeições principais, o que permitirá que se sinta mais

Prática de atividade física:

  • Tornar a prática de alguma atividade física um hábito regular na sua rotina, desde caminhadas diárias, corridas matinais ou exercícios de cardio (saltar à corda, por exemplo).