Dicas para começar a semana com mais motivação

O arranque da semana desperta sempre um sentimento agridoce: para uns é um motivo de boa disposição, mas para outros é um dia de mais melancolia, desânimo e apatia.

A pensar nisso, reunimos algumas dicas essenciais para tirar mais proveito da sua segunda-feira e aproveitar melhor o resto da semana.

Mais organização

Aproveite o início da semana para planear os restantes dias. Perceba o que há de urgente para fazer e qual a melhor forma de se organizar. Planeie bem a sua semana, incluindo todas as rotinas: de alimentação, de trabalho e fora do horário laboral. Procure preparar algumas refeições que possa depois ir descongelando durante a semana, para poupar mais tempo, de forma a poder incluir alguma prática desportiva ou preparar antecipadamente os seus lanches e snacks diários, que são muito importantes. Em suma, aproveite para tornar a sua semana mais organizada.

Privilegiar a prática desportiva

Vai sempre a tempo de melhorar a sua rotina. Se sente que está num ritmo constante de melancolia e falta de motivação, pode ser uma ótima altura para planear novos começos, como por exemplo iniciar ou retomar a prática desportiva. Agora que os dias são mais longos, aproveite para dar uma caminhada ao final do dia, tirar algum tempo para exercitar o corpo ou apenas para alongar depois de um dia de trabalho. Neste início de semana, planeie as suas rotinas, para possa facilitar ao máximo o seu dia a dia. Pode sempre preparar um saco com roupa e calçado desportivo e levar consigo diariamente para treinar ao final do dia ou até acordar mais cedo num ou outro dia para correr logo de manhã.

Mudar rotinas

Se se sente mais cansado diariamente e ao longo da semana, poderá não estar a descansar o tempo suficiente. O descanso é fundamental na nossa vida, assumindo um papel muito importante em diversos fatores: desde a prática desportiva (uma vez que o descanso é crucial para a recuperação muscular) à disposição e motivação diária. Tente deitar-se mais cedo e aproveite esse tempo antes de dormir para proporcionar ao corpo um momento de relaxamento: baixe a intensidade das luzes, desligue-se do telemóvel e aproveite para colocar a leitura em dia. Este momento de lazer irá proporcionar uma noite mais tranquila.

Planear a alimentação semanal

Se a sua semana passa a correr, sem tempo para grandes cozinhados, procure planear atempadamente as suas refeições. Aproveite esta segunda-feira para planear as suas refeições semanais (almoço e jantar): faça uma lista de compras considerando tudo o que irá precisar para que compre apenas o necessário; prepare algumas refeições a mais (como sopa) que possa congelar e utilizar em mais do que um dia; procure planear uma alimentação variada e saudável ao longo da semana.

O segredo está na organização: com a correria do dia a dia, tendemos a não repensar as nossas escolhas alimentares e a deixar para segundo plano. Uma semana devidamente planeada e organizada proporciona inúmeros benefícios.