Dicas para melhorar a qualidade do sono

Se tem tendência a sentir-se mais cansado durante o dia, com dificuldades em adormecer ou costuma sofrer de insónias, existem alguns hábitos que poderão estar a comprometer a qualidade do seu sono. Conheça dicas essenciais que poderá adotar na sua rotina e que certamente vão contribuir para uma vida mais tranquila e uma noite de descanso mais benéfica.

O que poderá estar a comprometer a qualidade do seu sono?

Alimentação pouco rica nutricionalmente

A alimentação assume um papel fundamental na nossa vida, sendo que a forma como nos alimentamos irá trazer as suas consequências, sejam elas positivas ou negativas. Privilegiar alimentos ricos ao nível nutricional é muito importante para garantir ao organismo as vitaminas, nutrientes e a própria energia que este necessita para o correto desempenho das suas funções. Durante o dia, são ainda mais notórios os efeitos dos alimentos na nossa disposição, devendo sempre optar pelos alimentos com fontes energéticas e mais naturais, ao invés dos processados ou escolhas menos saudáveis. Uma alimentação menos saudável poderá comprometer o sistema digestivo e intestinal, aumentando uma sensação de azia e má disposição. Importa aqui também referir que a elevada ingestão de cafeína ou de bebidas alcoólicas pode também condicionar a qualidade do sono, promover o aparecimento de insónias ou dificuldades em adormecer.

Dica: privilegiar alimentos mais energéticos, naturais e saudáveis, assim como as refeições preparadas em casa, evitando ao máximo refeições pré-prontas e alimentos processados.

Sedentarismo e a ausência de atividade física

A par de uma alimentação pouco rica, em termos nutricionais, também o sedentarismo e a falta de exercício físico poderão comprometer a nossa qualidade do sono. A prática de atividade física é responsável por proporcionar uma série de benefícios à saúde – não só física, mas também mental. Seja o aumento da resistência física, a prevenção de lesões ou dores musculares e até o controlo da boa disposição diária, o desporto é essencial para o nosso bem-estar. Além disso, tem a capacidade de aliviar o stress e a tensão acumulada, que são dois grandes motivos para condicionar o descanso.

Dica: procure incluir a prática desportiva na sua rotina diária. Pode ser uma corrida matinal, uma caminhada ao final do dia, um treino mais intenso ou mais leve ou até experimentar alguma modalidade que promova um maior descanso (como yoga e meditação).

Demasiadas horas exposto a aparelhos digitais

Seja no telemóvel, no computador, no tablet ou na televisão, passamos grande parte do dia com os olhos postos em aparelhos digitais que condicionam o nosso bem-estar, principalmente quando usados durante muitas horas seguidas ou até muito tarde (à noite). Os meios digitais têm a capacidade de nos fornecer uma série de informações a todo o minuto, mas esta multifuncionalidade também nos condiciona o bem-estar, no sentido de nos deixar mais acelerados, mesmo sem nos apercebermos. No entanto, esta agitação poderá dificultar o relaxamento do corpo e da mente, podendo contribuir para o aparecimento de insónias durante a noite ou mais dificuldades em adormecer.

Dica: procure manter uma rotina o mais tranquila possível, cerca de uma a duas horas antes de adormecer. Comece por baixar a intensidade das luzes (do quarto ou da sala), desligue-se dos meios digitais (da televisão ou do telemóvel) e aproveite para colocar a leitura em dia.