Erros que impedem a perda de peso

O processo de perda de peso é um dos principais temas da Nutrição Clínica e é também um dos que suscita mais dúvidas. É comum existirem casos de pessoas que até têm uma alimentação saudável e equilibrada, no entanto não atingem os resultados esperados no que diz respeito à perda de peso ou de massa gorda.

O que se entende por perda de peso?

A perda de peso é mais do que uma diminuição do peso bruto na balança, devendo sempre ter-se em conta à custa de que constituinte corporal está a ocorrer essa perda de peso: se é massa gorda, massa muscular ou água. Em qualquer uma das situações, para ocorrer perda de peso é necessário existir um balanço energético negativo.

O balanço energético compara o gasto energético diário com a ingestão energética. No primeiro caso, inclui-se o metabolismo basal em repouso, ou seja, as calorias que o corpo gasta para funcionar normalmente, o gasto com as atividades do dia a dia e o exercício físico. Já a ingestão energética relaciona as calorias obtidas a partir dos alimentos ingeridos nesse dia.

Em situação de equilíbrio, o gasto energético é igual à ingestão energética, não havendo alterações no peso corporal. O balanço energético torna-se positivo quando há uma ingestão energética superior ao gasto energético e negativo quando a ingestão energética é inferior ao gasto energético diário, como se observa nas imagens abaixo.

Um dos principais fatores para garantir a perda de peso é o balanço energético negativo – esta situação pode ser potenciada pela diminuição da ingestão calórica, mas também pelo aumento do gasto energético (por exemplo aumentar a atividade física).

Na primeira imagem, a ingestão energética é superior ao gasto energético diário, promovendo um aumento de peso. Na segunda, o gasto energético diário é superior à ingestão energética, promovendo a perda de peso.

É possível concluir que não existe um alimento ou bebida que por si só emagreça ou engorde, sendo por isso importante desmistificar o facto de uma alimentação saudável ou hábitos alimentares saudáveis não garantirem a perda de peso.