Portugal conquista três medalhas de ouro nos Europeus em pista coberta

Patrícia MamonaAuriol Dongmo e Pablo Pichardo conquistam o ouro nos Europeus de atletismo em pista coberta, que aconteceram este fim de semana, em Torun (Polónia).

Aos 32 anos, Patrícia Mamona vence a competição de triplo salto feminino, com um novo recorde pessoal e também nacional, na categoria de pista coberta. Uma infeção por COVID-19 a dias da competição e a diferença de apenas um centímetro para o segundo lugar poderiam ter ditado um final diferente. Patrícia Mamona liderou com força uma prova que se diria “dramática”, demonstrando uma performance de excelência à qual já nos habituou. Mas este não foi o único título nacional que marcou os Europeus.

Imagens ©D.R.

No quadro de medalhas final, é notável a representação do país nos Europeus: Auriol Dongmo, Pablo Pichardo e Patrícia Mamona conquistam o ouro e elevam a bandeira nacional ao lugar mais alto do pódio. Desta feita, Portugal fecha a edição em segundo lugar no quadro de medalhas com três títulos de prestígio – o melhor registo de sempre da seleção nacional.

Esta é já a segunda medalha de ouro da atleta portuguesa em competições internacionais – de relembrar a conquista dos Europeus ao ar livre, em 2016, em Amesterdão – e a terceira para Portugal nos Europeus de pista coberta. Depois de Auriol Dogmo, no levantamento de pesos, e de Pedro Pichardo, no triplo salto, chega a vez de Patrícia Mamona alcançar também o lugar mais destacado do pódio, numa final muito renhida: a atleta nacional venceu com um centímetro de avanço perante a atleta espanhola Ana Peleteiro, alcançando, desta vez, o merecido ouro, depois da prata, em Belgrado (2017).

Importa salientar que a participação de Patrícia Mamona nos Europeus em pista coberta esteve a passos de não acontecer, visto que a triatleta testou positivo à COVID-19 durante a fase de preparação para a prova. Em comunicado, a atleta garante: “Estou muito emocionada…Foi um mês mesmo atribulado. Estive mesmo para não vir. Psicologicamente estava muito em baixo, mas fui buscar forças até lá ao fundo e acreditei até à última que me conseguia qualificar. Já que estava aqui em Torun era mesmo para dar tudo”.

Para Portugal, este título vem juntar-se a mais duas medalhas de ouro num Europeu de pista coberta: a conquista de Fernanda Ribeiro e de Carla Sacramento, que em 1996 subiram ao lugar mais alto do pódio nas provas que decorreram em Estocolmo (Polónia).

Imagens ©D.R.