Quatro exercícios para aliviar o stress em casa

A pandemia veio alterar rotinas, mudar hábitos e provocar consequências que acabam por afetar de forma diferente cada pessoa. É cada vez mais comum nos depararmos com situações de ansiedade ou stress, perfeitamente aceitáveis num período tão frágil como o atual.

Assim, torna-se fundamental procurar manter uma vida saudável e ativa, não só a nível físico, como emocional. Para tal, deixamos algumas dicas que consideramos importantes para combater o stress, prevenir a ansiedade e viver uma vida melhor.

Praticar yoga

Quer já seja praticante ou nunca tenha experimentado a modalidade, esta pode ser a altura ideal para praticar yoga. Por ser uma atividade versátil, pode ser praticada em qualquer lugar, sem o auxílio de material específico. Há imensos vídeos de yoga no YouTube, com diferentes graus de dificuldade ou de tempo, pelo que poderá escolher consoante a sua vontade. Esta é também uma das vantagens de praticar em casa.

Caminhar/correr mais ao ar livre

Respeitando as recomendações da DGS, a caminhada ou a corrida ao ar livre podem ser excelentes escapes a uma situação de stress e ansiedade. Além de proporcionar uma incrível sensação de bem-estar, é uma ótima forma de estimular a circulação sanguínea e melhorar a componente cardiovascular.

Exercícios de cardio

Desde modalidades mais voltadas para a vertente cardiovascular, como body combat ou treinos de HIIT, aos pequenos exercícios de cardio isolados, como saltar à corda, por exemplo, são excelentes formas de alívio de tensão acumulada.

Dançar

É uma excelente forma de libertar a tensão acumulada, combater o stress e prevenir a ansiedade. Existem, inclusive, vários treinos no YouTube baseados em movimentos de dança. Para quem nunca experimentou a modalidade de zumba, está aqui uma boa oportunidade para o fazer. A dança tem a capacidade de proporcionar inúmeros benefícios à nossa saúde, tanto física como mental.