João Correia: atleta português conquista qualificação direta para os Jogos Paralímpicos

João Correia é o primeiro português a conquistar uma qualificação direta nos Jogos Paralímpicos, que acontecerão em Tóquio, na modalidade de atletismo em cadeira de rodas.

No ano em que João Correia assinala 20 anos de carreia profissional, o atleta alcança uma meta importante no seu percurso: a sua estreia nos Jogos Paralímpicos, que acontecem de 24 de agosto a 5 de setembro, em Tóquio, no Japão. Esta conquista chega depois de várias participações em competições nacionais e internacionais, como os Campeonatos de Europa de 2003 e 2005 – de onde saiu medalhado.

Imagens retiradas da página de Facebook de João Correia

“A minha carreira é marcada por várias lesões que fazem de cada prova uma questão literal de vida ou morte e, mesmo assim, nunca desisti de fazer o que mais gosto. Depois de várias lesões graves que me impediram de ir aos dois últimos Jogos, finalmente vejo a oportunidade de cumprir o sonho de uma vida e vestir a camisola portuguesa nuns Jogos Paralímpicos”, partilha João Correia, acrescentando: “Tenho a ambição de chegar à final e poder trazer a melhor classificação possível para Portugal, mas estar nos Jogos já será uma vitória enorme que partilho com a minha família, amigos e todos os que me apoiam”.

Há um ano, o atleta conseguiu a marca dos 22,01 segundos que o elevou para a 5ª. posição do ranking mundial (de 24 meses), nos 100m em cadeira de rodas. A qualificação direta acontece após ter confirmado em 2001 a marca de HPS (High Performance Standard), ao abrigo dos critérios de qualificação da Federação Portuguesa de Atletismo para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.

Sobre o atleta:

João Correia nasceu a 1983 e aos dois anos sofreu um acidente que o deixou numa cadeira de rodas. Em 1991, iniciou a prática desportiva, tornando-se no primeiro atleta português a ganhar uma medalha internacional, na modalidade de atletismo em cadeira de rodas. Este ano, João Correia assinala duas décadas de carreira e mais de 68 participações em provas nacionais e internacionais.