Os benefícios de saltar à corda

Se não tem por hábito incluir este exercício nos seus treinos, conheça os benefícios que o mesmo consegue promover. Ainda que possa parecer um exercício cardiovascular simples, o salto à corda é essencial para perda de peso ou tonificação.

Na verdade, trata-se de uma atividade que é bastante completa e que permite trabalhar diferentes grupos musculares em simultâneo, quer para um processo de perda de massa gorda como de ganho ou manutenção de massa muscular. Mas há muitos mais benefícios associados.

Os benefícios de saltar à corda:

Melhoria da capacidade cardiovascular

Com a capacidade de fortalecer a nossa resistência, é um exercício importante para melhorar as funções respiratória e cardíaca. Ao estimular o ritmo cardíaco, ajuda a fortalecer o nosso coração, prevenindo o aparecimento de uma série de patologias.

Melhoria da coordenação 

Por se tratar de uma atividade cíclica, pode ser realizada a um ritmo estável ou com alternâncias de cadência. Esta sincronização que o exercício exige é um bom reflexo para a melhoria da coordenação motora, promovendo o equilíbrio e até o foco. Além disso, a coordenação é também sentido ao nível cognitivo, sendo que a prática regular terá um papel importante na prevenção de uma série de doenças do foro neurológico.

Estímulo ao treino

Seja em treinos de cardio ou de força, o salto à corda é um exercício que pode sempre ser incluído em qualquer rotina desportiva, promovendo sempre excelentes benefícios. Ao ser executado entre séries tem a vantagem de aumentar a intensidade do treino, elevando a frequência cardíaca e promovendo um maior reforço cardiovascular.

Praticidade

Com apenas um acessório – leve e fácil de transportar – o exercício pode ser executado em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Procure variar a intensidade, o ritmo e o tempo, mantendo uma prática regular.

Fortalecimento muscular

Por se tratar de um movimento intenso e contínuo, tem a vantagem de trabalhar diferentes músculos num só exercício, fortalecendo a tonificação e diminuindo o risco do aparecimento de lesões.