Escolhas alimentares saudáveis VS ingestão energética

Fazer boas escolhas alimentares ou escolher alimentos com qualidade nutricional, por si só, não garante um défice energético. Considerando um indivíduo que regularmente consome alimentos processados, ricos em açúcar e gorduras e com uma elevada densidade energética, o facto de diminuir ou eliminar o seu consumo, neste caso, pode garantir a perda de peso numa fase inicial.
No entanto, em indivíduos que já mantêm regularmente um consumo e escolha de alimentos de boa qualidade nutricional, mas que não têm controlo na gestão de quantidades ingeridas, o défice energético pode não acontecer e, consequentemente, a perda de peso não acontecer também.

Todos os alimentos, com maior ou menor impacto, são fornecedores de energia ou calorias. Independentemente de serem considerados fundamentais a incluir na alimentação diária ou ditos “saudáveis”, a quantidade ingerida é que vai determinar o valor calórico ou energético total da refeição.

Exemplos

Azeite: considerado a melhor gordura de origem vegetal, não deixa de pertencer ao grupo das gorduras e consequentemente fornecer as mesmas nove calorias por grama de alimento como outra gordura ou óleo do mesmo grupo. É certo que se pode considerar uma gordura saudável por se tratar de uma gordura monoinsaturada e com benefícios indiscutíveis para a saúde, no entanto, no caso específico da perda de peso, em que a contagem de calorias e macronutrientes é necessária, não deixa de ser um alimento calórico quando utilizado em grande quantidade.

Frutos gordos: as nozes, os amendoins ou o caju, por exemplo, são ricos em gorduras insaturadas, como o ómega-3 e fibra e apresentam propriedades anti-inflamatórias benéficas para a saúde, no entanto, por serem ricos em gorduras, a quantidade correspondente a uma mão cheia fornece aproximadamente 500kcal. Repete-se a mesma questão para a manteiga de amendoim, o abacate, as sementes, as tâmaras e as passas, tal como o azeite, são efetivamente alimentos saudáveis, mas são também bastante calóricos.

Independentemente da escolha alimentar, uma forma de garantir resultados quando o objetivo é a perda de peso é manter um balanço energético negativo – a ingestão energética diária deve ser sempre inferior ao gasto energético diário.